• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Domínio máximo da funçao logarítmica

Domínio máximo da funçao logarítmica

Mensagempor wolney » Dom Mar 27, 2016 14:08

[Domínio máximo da funçao logarítmica]

O exercício está em inglês mas traduzindo literalmente é o seguinte : a funçao f(x) =log base 2 (log base 3(log base 2(log base 3(log x base 2)))) tem o intervalo x> ? como seu domínio máximo em números reais . Eu sei que x> o e que quando y=0 , x=1 mas eu nao consigo entender o que seria esse domínio máximo nem esse intervalo, nem como prosseguir ou começar a resolver essa questão. PS: quando eu digo log base , sem numero entre log e base significa q está sem numero msm como se multiplicasse pelo parenteses.
wolney
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Mar 27, 2016 13:59
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Domínio máximo da funçao logarítmica

Mensagempor 0 kelvin » Seg Mar 28, 2016 22:42

Eu acho que a tradução não é "domínio máximo" porque eu nunca vi esse termo antes. Uma função logarítmica, qualquer que seja a base, tem um domínio onde vc sabe que não existe número que elevado a outro dê zero. Existe o limite da função quando x tende a zero e quando x tende a infinito. Logaritmo, por definição, não tem valores negativos.
0 kelvin
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Out 31, 2010 16:53
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciencias atmosfericas
Andamento: cursando

Re: Domínio máximo da funçao logarítmica

Mensagempor wolney » Ter Mar 29, 2016 09:15

0 kelvin escreveu:Eu acho que a tradução não é "domínio máximo" porque eu nunca vi esse termo antes. Uma função logarítmica, qualquer que seja a base, tem um domínio onde vc sabe que não existe número que elevado a outro dê zero. Existe o limite da função quando x tende a zero e quando x tende a infinito. Logaritmo, por definição, não tem valores negativos.


Obg,então é possivel nesse caso calcular esse limite? Se sim como seria?
wolney
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Mar 27, 2016 13:59
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Domínio máximo da funçao logarítmica

Mensagempor 0 kelvin » Qua Mar 30, 2016 21:51

Limite de função é cálculo. Num livro de cálculo tem a prova do limite de log(x).

Domínio máximo soa como intervalo, o intervalo de valores para os quais o log(x) esta definido. No caso do log(x), a função aceita valores próximos de zero mas não iguais a zero (é aberto nesse ponto), até infinito (infinito não é um número, é aberto o intervalo para os valores positivos).

Intervalo de função é exatamente isso, um valor máximo e um mínimo para os quais a função tem algum valor real. Então, por exemplo, f(x) = x^2 o x pode assumir qualquer valor que a função sempre terá um valor real, o intervalo é aberto do menos infinito até o mais infinito.
0 kelvin
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Out 31, 2010 16:53
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciencias atmosfericas
Andamento: cursando


Voltar para Logaritmos

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

 



Assunto: Funções
Autor: Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24

Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.