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Exponenciais

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Mensagempor Souo » Ter Jun 30, 2015 01:42

A soma das raizes da equaç?o 10^{2x} - 4.10^{x} + 3 = 0 é:


A) 4
B) 1 + log3
C) log2 + log3
D) log5
E) log3


N?o consegui chegar no resultado, alguem pode me ajudar?
Souo
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Re: Exponenciais

Mensagempor nakagumahissao » Qui Jul 02, 2015 10:37

10^{2x} - 4.10^{x} + 3 = 0

Pelas propriedades da potenciação, podemos reescrever a equação acima da seguinte forma:

[1] \left(10^{x} \right)^2 - 4.10^{x} + 3 = 0

Agora, podemos fazer a seguinte substituição:

[2] y = 10^{x}

Substituindo [2] em [1], tem-se que:

y^2 - 4y + 3 = 0

\Delta = b^2 - 4ac = 16 - 12 = 4

y = \frac{-b \pm \sqrt[]{\Delta}}{2a} = \frac{4 \pm 2}{2}

y = 3

e

y = 1

Utilizando estes valores obtidos em [1] acima, tem-se que

a) Para y = 3:

y = 3 = 10^{x} \Leftrightarrow \log {3} = \log {10^{x}} \Leftrightarrow   \log {3} = x\log {10} \Leftrightarrow  x= \log {3}

e

b) Para y = 1:

y = 1 = 10^{x} \Leftrightarrow \log {1} = \log {10^{x}} \Leftrightarrow   \log {1} = x\log {10} \Leftrightarrow  x= 0


PORTANTO, a soma das raízes da equação dada será: 1 + log(3), ou seja, a resposta é a letra (B)
Eu faço a diferença. E você?

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Re: Exponenciais

Mensagempor Souo » Qui Jul 02, 2015 22:53

nakagumahissao escreveu:10^{2x} - 4.10^{x} + 3 = 0

Pelas propriedades da potenciação, podemos reescrever a equação acima da seguinte forma:

[1] \left(10^{x} \right)^2 - 4.10^{x} + 3 = 0

Agora, podemos fazer a seguinte substituição:

[2] y = 10^{x}

Substituindo [2] em [1], tem-se que:

y^2 - 4y + 3 = 0

\Delta = b^2 - 4ac = 16 - 12 = 4

y = \frac{-b \pm \sqrt[]{\Delta}}{2a} = \frac{4 \pm 2}{2}

y = 3

e

y = 1

Utilizando estes valores obtidos em [1] acima, tem-se que

a) Para y = 3:

y = 3 = 10^{x} \Leftrightarrow \log {3} = \log {10^{x}} \Leftrightarrow   \log {3} = x\log {10} \Leftrightarrow  x= \log {3}

e

b) Para y = 1:

y = 1 = 10^{x} \Leftrightarrow \log {1} = \log {10^{x}} \Leftrightarrow   \log {1} = x\log {10} \Leftrightarrow  x= 0


PORTANTO, a soma das raízes da equação dada será: 1 + log(3), ou seja, a resposta é a letra (B)


Entendi, mas o gabarito diz que é a letra E, esta errado?
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Re: Exponenciais

Mensagempor nakagumahissao » Sex Jul 03, 2015 21:24

Desculpe-me, 0 + log 3 = log 3 e a resposta é a letra (e) mesmo
Eu faço a diferença. E você?

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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?