• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Vértice de uma Parábola]

[Vértice de uma Parábola]

Mensagempor gustavowelp » Qui Ago 16, 2012 00:28

Boa noite

Não sei como resolver esta questão. Sei as fórmulas do vértice mas não sei como chegar à resposta...

Determine o valor de m sabendo que m é ordenada de uma parábola com vértice no ponto de coordenadas (2,0) e que também passa pelos pontos de coordenadas (6,
16) e (–1, m)

A resposta é 9.

Obrigado
gustavowelp
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 91
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 20:40
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciência da Computação
Andamento: formado

Re: [Vértice de uma Parábola]

Mensagempor LuizAquino » Qui Ago 16, 2012 11:19

gustavowelp escreveu:Determine o valor de m sabendo que m é ordenada de uma parábola com vértice no ponto de coordenadas (2,0) e que também passa pelos pontos de coordenadas (6,
16) e (–1, m)

A resposta é 9.


gustavowelp escreveu:Não sei como resolver esta questão. Sei as fórmulas do vértice mas não sei como chegar à resposta...


Uma forma de escrever a equação de uma parábola é a seguinte:

y = a(x - x_v)^2 + y_v

Já que o vértice da parábola é (2, 0) (e portanto xv = 2 e yv = 0), temos que:

y = a(x - 2)^2

Falta apenas determinar o valor do coeficiente a. Para isso, vamos usar o ponto (6, 16) que foi dado.

16 = a(6 - 2)^2 \implies 16 = 16a \implies a = 1

Podemos concluir então que a parábola tem equação y = (x - 2)^2 .

Agora tente concluir o exercício.

Observação

Eu recomendo que você leia o tópico:

Re: Descobrindo a Expressão Algébrica olhando apenas o gráfico
viewtopic.php?f=107&t=9084#p31974
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: [Vértice de uma Parábola]

Mensagempor Russman » Qui Ago 16, 2012 18:51

De uma outra forma.

A equação geral da parábola é a seguinte: y(x) = ax^2 +bx+c.

O valor x do vértice é dado por : y'(x)=0\Rightarrow 2ax+b=0\Rightarrow x_V=\frac{-b}{2a}. Assim,

x_V=2\Rightarrow \frac{-b}{2a}=2\Rightarrow b=-4a.

O valor y do vértice é dado por: y_V=y\left ( \frac{-b}{2a}  \right ) = \frac{-b^2+4ac}{4a}=0\Rightarrow b^2=4ac.

Unindo as informações, temos

\left\{\begin{matrix}
b^2=4ac\\ 
b=-4a
\end{matrix}\right.\Rightarrow (-4a)^2=4ac\Rightarrow 16a^2=4ac\Rightarrow c=4a.

Unindo essas informações com o ponto (6,16), então

16=a.6^2+b.6+c\Rightarrow 16=36a-4.a.6+4a\Rightarrow 16=16a\Rightarrow a=1

de onde, b=-4 e c=4.

Assim, a parábola é y = (x-2)^2 = x^2 - 4x + 4.

Se o ponto (-1,m) pertence a ela, então m é tal que

m=(-1-2)^2 = (-3)^2 = 9.
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado

Re: [Vértice de uma Parábola]

Mensagempor gustavowelp » Sex Ago 17, 2012 10:26

Muitíssimo obrigado.

Nem sei como agradecer!!!!
gustavowelp
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 91
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 20:40
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciência da Computação
Andamento: formado


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?