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Inequação Modular

Inequação Modular

Mensagempor Rafael16 » Qui Mar 08, 2012 20:24

Boa noite galera!

Resolvi a seguinte inequação, mas a resposta está errada de acordo com meu livro:

\left|\frac{x - 1}{x - 2} \right| < 3

1ª inequação

\frac{x - 1}{x - 2}  < 3

\frac{x - 1}{x - 2} - 3 < 0

Resolvendo isso, ficou assim:

\frac{-2x + 5}{x - 2} < 0

Depois disso, tirei a raiz do numerador e do denominador para ver quais valores de x satisfaz essa inequação.


Agora resolvendo:

2ª inequação

\frac{x - 1}{x - 2} > -3

\frac{x - 1}{x - 2} + 3 > 0

dando:

\frac{4x - 7}{x - 2} > 0

Depois disso, tirei a raiz do numerador e do denominador para ver quais valores de x satisfaz essa inequação.

Depois de ter tirado as raízes das duas inequações, joguei na reta a 1ª inequação para saber os valores de x para que a inequação seja menor que 0, e fazendo o mesmo para a 2ª inequação, só que dessa vez para achar os valores de x para que seja maior que 0.
E em seguida, coloquei as retas das duas inequações paralelas para fazer a intersecção para achar os valores de x para satisfazer as duas inequações.
E minha resposta foi:
S = {x ? ?| x < \frac{7}{4} ou x > \frac{5}{2}

A resposta do meu livro é:
S = {x ? ?| x < \frac{7}{4} ou x > 2}

Valeu gente!
Rafael16
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Re: Inequação Modular

Mensagempor LuizAquino » Qui Mar 08, 2012 21:12

Rafael16 escreveu:Resolvi a seguinte inequação, mas a resposta está errada de acordo com meu livro:

\left|\frac{x - 1}{x - 2} \right| < 3


Rafael16 escreveu:1ª inequação

\frac{x - 1}{x - 2} < 3

\frac{x - 1}{x - 2} - 3 < 0

Resolvendo isso, ficou assim:

\frac{-2x + 5}{x - 2} < 0


A inequação será essa apenas quando \frac{x - 1}{x - 2} \geq 0 (o que significa que \left|\frac{x - 1}{x - 2} \right| = \frac{x - 1}{x - 2} ). Desse modo, você tem um sistema de inequações:

\begin{cases}
\dfrac{x - 1}{x - 2} \geq 0 \\
\\
\dfrac{-2x + 5}{x - 2} < 0
\end{cases}

Resolvendo esse sistema, você obtém a solução S_1 .

Rafael16 escreveu:Agora resolvendo:

2ª inequação

\frac{x - 1}{x - 2} > -3

\frac{x - 1}{x - 2} + 3 > 0

dando:
\frac{4x - 7}{x - 2} > 0


A inequação será essa apenas quando \frac{x - 1}{x - 2} < 0 (o que significa que \left|\frac{x - 1}{x - 2} \right| = -\frac{x - 1}{x - 2} ). Desse modo, você tem um sistema de inequações:

\begin{cases}
\dfrac{x - 1}{x - 2} < 0 \\
\\
\dfrac{4x - 7}{x - 2} > 0
\end{cases}

Resolvendo esse sistema, você obtém a solução S_2 .

Dessa forma, a solução final da inequação original será S = S_1 \cup S_2 .
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Re: Inequação Modular

Mensagempor Rafael16 » Qui Mar 08, 2012 21:21

Obrigado LuizAquino :-D
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?