por IgorFilipe » Ter Ago 23, 2011 17:13
Bem galera, a materia parece ser muito facil (pontos notaveis de uma função quadratica), apenas com muitos calculos, mas parece ser bem fácil !
Eu gostaria de saber o que devo fazer nessa questão, já que Delta (ou discriminante) não tem Raiz quadrada
é a seguinte :

Que vai dar

-
IgorFilipe
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Qua Ago 17, 2011 22:57
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por Cleyson007 » Ter Ago 23, 2011 17:23
Boa tarde Igor!
O procedimento de resolução é o tradiconal mesmo. Veja:
f(x) = 2x² -5x - 10 (multipliquei por (-1) para eliminar o sinal negativo do termo a (x²)).
Quanto ao discriminante:
(-5)² - 4(2)(-10)
Delta = 105
Jogando em Bháskara:
- (-5) +/- V105 divido 2(2)
Resolvendo: x" = 5 + V105 / 4 e x" = 5 - V105 / 4
Qualquer dúvida informe no fórum.
Até mais.
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por IgorFilipe » Ter Ago 23, 2011 20:18
Certo, então era so prosseguir com o 105.
Mas depois de achar x' e x'' eu tenho de fazer a Tabela de "x" e de "y" e depois o eixo de Simetria e o Y do vertice
É bem complicadinho quando não se tem a raiz exata do delta
Se souber como terminar ela eu ficaria muito grato, mas amanha eu tenho aula de novo de matematica e pergunto ela, acredito que não seja só eu do turma que fiquei com essa duvida .
Obrigado pela rapidez na resposta
-
IgorFilipe
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Qua Ago 17, 2011 22:57
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Qua Ago 24, 2011 00:08
Cleyson007 escreveu:O procedimento de resolução é o tradiconal mesmo. Veja:
f(x) = 2x² -5x - 10 (multipliquei por (-1) para eliminar o sinal negativo do termo a (x²)).
Cuidado 
A função
não é a mesma que 
. Apesar delas possuírem as mesmas raízes, os seus gráficos são diferentes. Note que uma tem concavidade para baixo, enquanto que a outra para cima!
Você apenas poderia "multiplicar por (-1)" quando estivesse tratando com uma
equação. Ou seja, temos que

e

são equivalentes.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por IgorFilipe » Qua Ago 24, 2011 20:19
Parece que houve mesmo o engano no sinal .
Mas é concavidade para baixo mesmo, ou seja, o termo A é negativo mesmo.
Agora, ainda tenho a duvida, a maldita professora faltou hoje -.-'
Não sei como representar no grafico o x' e x''
-
IgorFilipe
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Qua Ago 17, 2011 22:57
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Qua Ago 24, 2011 23:51
IgorFilipe escreveu:(...) a maldita professora (...)
Não use esse tipo de linguagem! Respeite a sua professora e este fórum.
IgorFilipe escreveu:Não sei como representar no grafico o x' e x''
A ideia básica é calcular o valor aproximado de x' e x''.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por IgorFilipe » Sáb Ago 27, 2011 11:39
Tá certo, a duvida já foi esclarecida.
Desculpe se falei daquele jeito, mas não foi na intenção de ódio ou raiva da professora, só uma palavra mesmo

-
IgorFilipe
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Qua Ago 17, 2011 22:57
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Sáb Ago 27, 2011 13:07
IgorFilipe escreveu:Desculpe se falei daquele jeito, mas não foi na intenção de ódio ou raiva da professora, só uma palavra mesmo

Ok. Mas, procure tomar mais cuidado com o que você escreve ou fala.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
Voltar para Funções
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [Raiz Cúbica e Raiz Quadrada] Muito difícil achar a solução.
por Leocondeuba » Sáb Mai 11, 2013 19:27
- 2 Respostas
- 7280 Exibições
- Última mensagem por Leocondeuba

Sáb Mai 11, 2013 20:42
Aritmética
-
- Raiz quadrada
por j1a4l0 » Qui Abr 22, 2010 18:05
- 5 Respostas
- 5764 Exibições
- Última mensagem por Neperiano

Sex Abr 23, 2010 09:35
Funções
-
- raiz quadrada
por jose henrique » Seg Ago 16, 2010 16:54
- 1 Respostas
- 2248 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Ter Ago 17, 2010 00:03
Álgebra Elementar
-
- [Raiz quadrada de 13] Na mão
por Mickdark » Dom Abr 08, 2012 20:00
- 4 Respostas
- 17429 Exibições
- Última mensagem por Mickdark

Qui Abr 12, 2012 09:56
Álgebra Elementar
-
- Raiz quadrada
por anneliesero » Qua Dez 12, 2012 19:26
- 1 Respostas
- 1992 Exibições
- Última mensagem por replay

Qua Dez 19, 2012 16:11
Álgebra Elementar
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.