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Estudo das funções

Estudo das funções

Mensagempor Cleyson007 » Dom Out 26, 2008 21:58

Boa noite!!

Alguém pode me ajudar na resolução dessa questão?

Um ônibus de 40 lugares foi fretado sobre as seguintes condições: cada passageiro deve pagar R$50,00 mais uma taxa de R$2,00 por lugar que ficar vago.

a) Se 25 passageiros forem viajar, quanto receberá a empresa por esse frete?

b) Se x passageiros forem viajar, qual a função que expressa o valor f(x) em reais arrecadado pela empresa de ônibus por esse frete?
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Re: Estudo das funções

Mensagempor Cleyson007 » Dom Out 26, 2008 22:18

Olá boa, noite!!!

Só não sei se está certo, mas, tentei resolvê-la da seguinte maneira: Primeiramete, procurei encontrar o valor que os 25 passageiros que foram viajar está pagando à empresa. Fazendo o seguinte: 50 x 25= R$1250,00. Depois, procurei encontra o valor que será pago pelos lugares que ficaram vagos. Fazendo o seguite: Quantidade de lugares vagos: 15 lugares ---> 25 (pois cada passageiro pagará a taxa) x 15 (quantidade de lugares que ficaram vagos) x 2(taxa), obtendo como resultado R$ 750,00.O valor que a empresa receberá é o total (valor que os 25 passageiros que foram viajar vão pagar mais valor que pago pelos lugares que ficaram vagos). Resultando em: R$ 1250,00 + R$ 750,00 = R$ 2000,00

b) 50x +2x(40-x)

Alguém pode me orientar se estou correto???

Desde já agradeço.
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Re: Estudo das funções

Mensagempor Giles » Seg Out 27, 2008 00:01

Corretíssimo!
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Re: Estudo das funções

Mensagempor Neperiano » Seg Out 27, 2008 20:09

Ola

Voce fez certo

Tenho uma outra formula de calcular

f(x)= 50,00 + 2,00.x

So usar esta formula e substituir o x por lugar que fica vago, depois fazer vezes o numero de pessoas.

Mas de qualquer forma esta certo.

Abraços
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Re: Estudo das funções

Mensagempor fabiosousa » Qua Out 29, 2008 00:41

Olá Cleyson!

Em (b), convém deixar a função do segundo grau simplificada na forma geral:
f(x) = ax^2 + bx + c

Bons estudos!
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Re: Estudo das funções

Mensagempor Cleyson007 » Sáb Mai 30, 2009 12:44

Olá, bom dia!

Obrigado à todos!

Um abraço.

Até mais
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?



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