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[gráfico] Estudo das Funções

[gráfico] Estudo das Funções

Mensagempor Cleyson007 » Sáb Set 06, 2008 01:45

Boa noite!!!

Estou precisando de um esclarecimento quanto à questão abaixo:

Construa o gráfico de cada uma das funções y= f(x), f:\Re\rightarrow\Re:

a) f(x)=x-2 d) y=-2x g) f(x)={x}^{3}

b) f(x)=x e) f(x)={x}^{2}

c) y=2x f) f(x)={2}^{x}

Eu devo atribuir valores à x, e construir o gráfico normalmente?

Até mais.
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Re: Estudo das Funções

Mensagempor Cleyson007 » Sáb Set 06, 2008 01:51

Cleyson007 escreveu:Boa noite!!!

Estou precisando de um esclarecimento quanto à questão abaixo:

Construa o gráfico de cada uma das funções y= f(x), f:\Re\rightarrow\Re:

a) f(x)=x-2 d) y=-2x g) f(x)={x}^{3}

b) f(x)=x e) f(x)={x}^{2}

c) y=2x f) f(x)={2}^{x}

Eu devo atribuir valores à x, e construir o gráfico normalmente?

Até mais.



Desculpe.... Ficou embolado mas tem as letras d,e,f e g.

Espero que dê para entender :-O

:idea: Qualquer coisa, se for preciso, envio a questão novamente, se não der para entender.
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Re: Estudo das Funções

Mensagempor Molina » Sáb Set 06, 2008 13:10

Boa tarde, Cleyson.

Atribuir valores para x e com isso descobrir os valores de y é uma forma, porém, acho que nao é essa a intenção do exercício. Desta forma podemos dizer que é a mais superficial para esboçar os gráficos. Mas tambem funciona!

A forma desejada, na minha opiniao, é a seguinte:
Por exemplo na letra a) voce tem f(x)=x-2, então a partir do gráfico de f(x)=x voce percebesse o que acontece quando é atribuido um valor negativo a essa função. Você sabe que o gráfico de f(x)=x corta o gráfico nos pontos (-n, -n) ... (0,0) (1,1) (2,2) ... (n,n). Quando colocado um valor negativo a esta função, o gráfico desloca-se 2 unidade para a direita.

:idea: Note que:
f(x)=x-2
x=0\Rightarrow y=-2 ; y=0\Rightarrow x=2

A partir disso, tente fazer os outros dessa mesma forma.

Bom estudo!
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Re: Estudo das Funções

Mensagempor admin » Ter Set 09, 2008 15:46

Boa tarde.
Apenas para complementar a sugestão do Molina, conforme já escrevi: pensando e esboçando gráficos.

Neste caso é análogo (para a bissetriz dos quadrantes ímpares), mas, melhor do que pensar em "desloca-se 2 unidades para a direita", seria: "desloca-se 2 unidades para baixo".
Esta idéia é importante pois pode ser aplicada para qualquer outra função.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?