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Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor angeloka » Qui Out 21, 2010 21:17

1. Descreva todas as passagens necessárias para se obter uma fórmula fechada* para cada uma das somas abaixo:
a) 2+4+6+8...+2n.
b) 2+5+8+...+(3n-1).
2. Construa, usando o Princípio da Indução:
a) Encontre uma fórmula para a soma dos primeiros números naturais.
b) Encontre a soma dos quadrados dos primeiros números naturais.
c) Encontre a soma dos primeiros números ímpares.

preciso de ajuda por favor
angeloka
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor MarceloFantini » Qui Out 21, 2010 23:54

Você sabe o que é Princípio da Indução finita? Você consegue identificar, mesmo sendo responder a questão, quais são as fórmulas da questão 1? Se souber, consegue fazer. Você está na pós-graduação mesmo?
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e^{\pi \cdot i} +1 = 0
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor Cah » Sáb Out 23, 2010 20:57

Olá preciso muito da ajuda de vcs, gostaria de saber onde estou errando nesse exercício.
Mandei em anexo a resolução.
Obrigada
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor DanielRJ » Sáb Out 23, 2010 21:14

ola amiga crie um novo topico e preferencialmente salve em Imagem para nao haver necessidade de baixa-lo outro detalhe q o exercicio pode ser escrito.
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor Jesus » Sáb Out 23, 2010 21:45

Isso deve ajudar
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor Jesus » Sáb Out 23, 2010 21:47

Isso com certeza vai ajudar
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor Cah » Sáb Out 23, 2010 22:09

Obrigada, ajudou bastante.
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor Cah » Dom Out 24, 2010 16:09

Olá pessoal eu fiz novamente dois exercícios o item c eu consegui, agora no item b me enrolei no final, por favor me explique onde estou errando.
Obrigada
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor girl » Dom Out 24, 2010 19:36

o seu erro acredito que esteja no
S(n+1) quer dizer que é o valor de n que a formula +1 e não n +1

Sn= [n.(n+1).(2n+1)]/6

a provar seria Sn+1= {(n+1)(n+2).[(2n+2)+1]}/6
acredito que estejamos fazendo o mesmo curso qualquer duvida é perguntar quem sabe uma não ajuda a outra
girl
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor Cah » Seg Nov 01, 2010 10:05

Olá pessoal estou com algumas dificuldades na resolução de problema. Alguém poderia me ajudar?
O enunciado é o seguinte:Considere dois quadrados, um de lado a cm e o outro de lado b cm. Sabendo-se
que a área do quadrado de lado a é igual à área do quadrado de ladob , mais 2100
cm2, determine todos os possíveis valores de a e b.
Dica: Faça um desenho para cada quadrado, visualize através da relação entre as áreas que
lhe foi dada, qual quadrado é maior e qual é menor. A partir daí, faça a seguinte análise:
Qual a menor e a maior medida que um lado de cada quadrado pode assumir de modo que a
relação entre as suas áreas sejam satisfeitas?
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor Cah » Seg Nov 01, 2010 15:34

Olá pessoal eu já fiz uma atividade e falta finaliza-la, mas eu não estou conseguindo, por favor preciso da ajuda de vcs.
Abraços
(ii) Qual o tamanho original da vitória régia no momento em que ela foi introduzida no tanque de água? Justifique o seu raciocínio para chegar à resposta, se preferir, ilustre a situação do problema de modo que, por exemplo, um aluno pudesse visualizar o que esta acontecendo.

Sabendo-se que ela dobra a cada dia , ou seja, (2,4,8,16,32,...), então é uma P.G. de razão q = 4/2 =2

Vamos que a sequência é 2¹, 2², 2³,... é uma P.G. de razaão q = 2 e e A1 = 2.
Em 20 dias, portanto, sua área é 2^20 ou cerca AT = 524288. Para resolver esse problema, poderíamos ter recorrido à fórmula do termo geral de uma P.G.:
an= a1 . q n – 1 = a^20 = 2 . 2^20 -1 = a^20 = 220

Agora, como queremos saber a área inicial, através da P.G , por favor me ajudem
Cah
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor roseli » Ter Nov 02, 2010 10:56

Olá Cah! Percebi que fazemos o mesmo curso e estou mais perdida do que cego em tiroteio. Pode me ajudar? Meu e-mail é: roselinovello@yahoo.com.br

Só para completar meu pedido, gostaria de salientar que não quero ficar na cola, preciso de ajuda mesmo.
roseli
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor francisca » Seg Nov 22, 2010 10:29

poderia me ajudar nesta inequação x²-x-2/x-x2<ou igual 0
francisca
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.