por _ITINHO_ » Qua Out 13, 2010 19:27
Questão 1
Ao derivar e igualar à função a zero, pode-se obter o ponto que maximiza uma função ou mesmo o ponto que minimiza uma função. Se a função é crescente, tem-se ponto de mínimo, se a função é decrescente tem-se ponto de máximo. Dada a função f(x) = 3x2 - 1200 x + 30, pode-se afirmar que o ponto de mínimo é:
a) -400
b) 400
c) 200
d) -200
e) 158
Questão 2
Se a função receita de um produto for
R(x) = - 4x2+ 800x, obtenha o valor de x que maximiza a receita por meio da aplicação de derivadas.
a) -100
b) 100
c) 200
d) -200
e) 3200
Questão 3
Dos conceitos e definições apresentadas, a alternativa INCORRETA corresponde a:
a) Estudar o limite de uma função é analisar o comportamento dessa função em um determinado ponto.
b) A integral é uma operação inversa da derivada.
c) As derivadas estão relacionadas aos estudo das variações.
d) Uma derivada pode ser representada por f(x) = 4.
e) Uma aplicação importante dos estudos das derivadas é determinar se há ou não estabilização de uma função em um determinado ponto.
Questão 4
Se derivarmos a função f(x) = 5x – 3 duas vezes, obteremos como resultado:
a) 5
b) -5
c) -3
d) 3
e) 5/3
Questão 5
Dos estudos de uma função exponencial temos a seguinte situação: A população de um país apresenta crescimento exponencial dada pela função f(x) = 4 (1,2)x milhões, em que x representa o número de anos decorridos após esse levantamento. Em 4 anos, a população desse país será de:
a) 8,2944 milhões.
b) 4,800 milhões.
c) 19,219 milhões.
d) 9,421 milhões.
e) 7,9782 milhões.
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por DanielRJ » Qua Out 13, 2010 21:18
Primeiramente o objetivo do forum não é resolver lista de exercicios e sim sanar duvidas,então poste somente uma questao por topico e expresse sua duvida sob tal exercicio.
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DanielRJ
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por _ITINHO_ » Qui Out 14, 2010 10:52
minha duvida e em todas.... eu nao sei fazer função
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por MarceloFantini » Qui Out 14, 2010 16:16
O fórum não está aqui para resolver lista de exercícios, está aqui para ajudar a sanar dúvidas. Se você tem dificuldade com funções, estude funções, faça exercícios e os que não conseguir fazer traga para o fórum JUNTAMENTE COM SUAS TENTATIVAS. Estas questões não são apenas de funções, mas de cálculo diferencial, usando derivadas.
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Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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- Ajuda com funções
por Duhh » Qui Ago 19, 2010 22:17
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por flavio970 » Seg Out 26, 2015 17:43
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por maymazzi » Sex Mar 11, 2016 22:39
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por carlos_err » Sex Abr 29, 2011 20:32
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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