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Função de Primeiro Grau

Função de Primeiro Grau

Mensagempor Najyh » Seg Mai 03, 2010 23:22

Algúem poderia me ajudar a resolver esta equação?
Estou com dificuldade em gerar o gráfico, não sei por onde começar.

Construa, no sistema cartesiano ortogonal, o gráfico da função dada por:


F(x) = 3, se x <= -2
1–x, se x-2 < x < 2
-4, se x >= 2




Origada ;)
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Re: Função de Primeiro Grau

Mensagempor MarceloFantini » Ter Mai 04, 2010 01:56

Comece pelo mais fácil: uma reta horizontal y = 3 vindo da esquerda até x = -2, e depois uma reta horizontal y = -4 de x = 2 pra frente. Resta desenhar 1-x quando -2 < x < 2. Se x PUDESSE (note bem: PUDESSE) assumir o valor de -2, a função teria o valor de 3, não precisa colocar bolinha aberta. Trace uma reta com inclinação de 45° medidos à esquerda, indo até o ponto -1 (que é o valor que a função assumiria se ela PUDESSE chegar a x = 2) só que com bolinha aberta, pois a função assume o valor -4 quando x é igual a 2 e em diante.

Acho que ficou meio confuso mas espero que você consiga entender.
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Re: Função de Primeiro Grau

Mensagempor Najyh » Ter Mai 04, 2010 16:26

a primeira parte eu entendi, mas a parte 1–x, se x-2 < x < 2 ainda ficou meio confusa, poderia me dar mais uma ajudinha?

obrigada
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Re: Função de Primeiro Grau

Mensagempor MarceloFantini » Ter Mai 04, 2010 22:41

Vamos estudar a função f(x) = -x +1 separadamente, talvez ajude. Coeficiente angular: -1. Ângulo notável de 135° no sentido anti-horário ou 45° medido pela esquerda. Reta decresce a medida que x aumenta, deslocada de 1 unidade pra cima (por isso o +1).

Agora vamos RECORTAR um pedaço. Que pedaço? O pedaço que vai de x > -2 até x < 2. Então, pegamos esse pedaço, com bolinhas abertas (pois não estamos pegando a reta nos valores x=-2 e x=2) e colocamos no gráfico original.

Espero que consiga entender! Qualquer dúvida comente.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?