• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Radiciação com potenciação e divisão

Radiciação com potenciação e divisão

Mensagempor Ana29Carolina » Dom Abr 03, 2016 12:43

(\sqrt[6]{5²*5³*5²*5³}/\sqrt[3]{5²})²*² , porém não consegui chegar nele. Se puderem me ajudar, serei completamente agradecida !
Ana29Carolina
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Mar 29, 2016 16:11
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Estudante
Andamento: cursando

Re: Radiciação com potenciação e divisão

Mensagempor Cleyson007 » Dom Abr 03, 2016 16:46

Boa tarde Ana Carolina!

Seja muito bem-vinda ao nosso fórum.

Estou tendo dificuldade para entender o que você digitou no LaTeX.. Será isso?

\frac{\sqrt[6]{5x^2*5x^3*5x^2*5x^3}}{\sqrt[3]{5x^2}}\,x^2*x^2

A diferença é que troquei a incógnita "A" por x.

Aguardo seu comentário para poder lhe ajudar.

Att,

Prof° Clésio
A Matemática está difícil? Não complica! Mande para cá: descomplicamat@hotmail.com

Imagem
Avatar do usuário
Cleyson007
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1228
Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática UFJF
Andamento: formado

Re: Radiciação com potenciação e divisão

Mensagempor Ana29Carolina » Qua Abr 06, 2016 12:24

Olá ! Muito obrigada ! Tive muita dificuldade em escrever no Latex. Na verdade, não há incógnitas e o 5 da primeira raíz é elevado por 10. E o resultado da divisão das raízes é elevado a 4. Você conseguiu entender ? Desde já, completamente agradecida !
Ana29Carolina
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Mar 29, 2016 16:11
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Estudante
Andamento: cursando

Re: Radiciação com potenciação e divisão

Mensagempor Cleyson007 » Qui Abr 07, 2016 10:30

Olá, bom dia!

É um prazer ajudar :)

Ainda não consegui entender *-)

Você consegue anexar um arquivo no tópico? Caso consiga, favor escanear a questão escrita e me envie por favor.

Uma forma alternativa é me contactar pelo WhatsApp: (38) 9889-5755.

Att,

Prof° Clésio
A Matemática está difícil? Não complica! Mande para cá: descomplicamat@hotmail.com

Imagem
Avatar do usuário
Cleyson007
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1228
Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática UFJF
Andamento: formado

Re: Radiciação com potenciação e divisão

Mensagempor Ana29Carolina » Qui Abr 07, 2016 17:10

Aqui está o anexo da radiciação com potenciação e divisão. Veja ! Desde já, muito obrigada! =)
Anexos
1.PNG
Radiciação com divisão
1.PNG (16.02 KiB) Exibido 3090 vezes
Ana29Carolina
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Mar 29, 2016 16:11
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Estudante
Andamento: cursando

Re: Radiciação com potenciação e divisão

Mensagempor Cleyson007 » Sex Abr 08, 2016 12:35

Bom dia Ana Carolina!

Está ok. Vamos lá?

\sqrt[6]{{5}^{10}} pode ser escrito como {5}^{\frac{10}{6}}. E, \sqrt[3]{{5}^{2}} pode ser escrito como {5}^{\frac{2}{3}}.

Juntando essas informações, temos que:

\left(\frac{{5}^{\frac{10}{6}}}{{5}^{\frac{2}{3}}} \right)^4

Dentro do parênteses temos uma divisão de mesma base e, a regra diz que devemos conservar essa base (5) e subtrair os seus expoentes. Logo,

\left( {5}^{\frac{10}{6}-\frac{2}{3}}\right)^4

\left( {5}^{\frac{5}{3}-\frac{2}{3}}\right)^4

={5}^{4}

=625

Qualquer dúvida estou a disposição.

Att,

Prof° Clésio
A Matemática está difícil? Não complica! Mande para cá: descomplicamat@hotmail.com

Imagem
Avatar do usuário
Cleyson007
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1228
Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática UFJF
Andamento: formado

Re: Radiciação com potenciação e divisão

Mensagempor Ana29Carolina » Sex Abr 08, 2016 14:34

Cheguei ao mesmo resultado, porém a folha diz que a resposta é 5\sqrt[3]{5} .
Ana29Carolina
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Mar 29, 2016 16:11
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Estudante
Andamento: cursando

Re: Radiciação com potenciação e divisão

Mensagempor Ana29Carolina » Qui Mai 05, 2016 11:40

Você poderia me ajudar a chegar nesse resultado já dito acima, por favor ?
:)
Ana29Carolina
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Mar 29, 2016 16:11
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Estudante
Andamento: cursando


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?