• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Função modular - Exercícios

Função modular - Exercícios

Mensagempor guijermous » Qui Mar 04, 2010 16:06

Professsores, tem uns exercícios que não consegui resolver, poderiam me ajudar?

(UF-MS) Resolva em R a equação: \sqrt{x^2 - 2x + 1} = x - 1.
Eu passei a raiz para o outro lado, mas ai a equação se cancela. = /

(FCC-SP) O maior valor assumido pela função y = 2 - |x-2| é?
Ela não é de primeiro grau ? então quer dizer que é infinito ? o maior valor ?

(FEI-SP) O conjunto imagem de f(x) = 1 - |x - 2 | é ?
Não sei como achar o conjunto imagem desta função = /

Aguardo ajuda ! Obrigado! :y:
guijermous
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Fev 15, 2010 14:38
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Inf. Industrial
Andamento: formado

Re: Função modular - Exercícios

Mensagempor MarceloFantini » Qui Mar 04, 2010 20:31

Boa noite.

Lembre-se da definição de módulo: módulo é distância até a origem. Para x \geq 0, |x| = x. Para x < 0, |x| = -x. Existe uma outra definição também que é \sqrt {a^2} = |a|.

Então, no primeiro exercício:

\sqrt {(x-1)^2} = x-1

|x-1| = x-1

Para x \geq 0, temos que x-1 = x-1. Conjunto solução: \Re.

Para x < 0, temos que x-1 = -(x-1).

x-1 = -x +1

2x = 2

x =1.

No segundo e terceiro exercícios, acredito que pensando na definição de módulo você consegue resolver. Qualquer coisa poste de novo.

Espero ter ajudado.

Um abraço.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Função modular - Exercícios

Mensagempor acarolgm » Sex Fev 04, 2011 09:36

A minha resposta da questão da fcc não é a mesma da apostila,isso está me fazendo perder o sono...alguém poderia resolvê-la por favor ;)
ACGMedicina
Avatar do usuário
acarolgm
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Fev 04, 2011 09:10
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Função modular - Exercícios

Mensagempor MarceloFantini » Sex Fev 04, 2011 10:10

y = 2 - |x-2|

Note que |x-2| é sempre um número positivo (por ser módulo). Você tem uma subtração: 2 - |x-2|. Você sabe que |x-2| nunca será negativo. O máximo portanto acontece quando ele for nulo, pois então a subtração será máxima.

Portanto, o maior valor assumido pela função é 2.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Função modular - Exercícios

Mensagempor acarolgm » Sex Fev 04, 2011 15:59

valeu,c é 1 anjin :y:
ACGMedicina
Avatar do usuário
acarolgm
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Fev 04, 2011 09:10
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?