• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Função Quadratica - FUVEST

Função Quadratica - FUVEST

Mensagempor guijermous » Ter Mar 02, 2010 17:40

Fui resolver os exercícios da parte do vestibular do meu livro, e como desejo prestar para a USP, resolvi fazer uns da Fuvest e não consegui. Poderiam me ajudar?

1) Para que a parábola y = 2x^2 + mx + 5 NÃO intercepte a reta y = 3 , devemos ter quais valores de M ? ( tenho mínima idéia)
2) Os pontos (0,0) e (2,1) estão no gráfico de uma função quadrática F. O mínimo de F é assumido no ponto de abcissa x = - 1/4. Logo, o valor de F(1) é?
3) O valor em reais de uma pedra semipreciosa é sempre numericamente igual ao quadrado de sua massa, em gramas. Infelizmente uma dessa pedras, de 8 gramas, caiu e se partiu em dois pedaços. O prejuízo foi o maior possível. Em relação ao valor original , o prejuízo foi de? ( não sei como calcular o maior possível)
4) O conjunto solução de (-x^2+7x-15) . (x^2+1) < 0 é? (deu resultado diferente)

Todos esses são da Fuvest e não consegui faze-los. Se poderem me ajudar, dar dicas, qualquer ajuda estou grato
Obrigado
:y:
guijermous
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Fev 15, 2010 14:38
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Inf. Industrial
Andamento: formado

Re: Função Quadratica - FUVEST

Mensagempor MarceloFantini » Ter Mar 02, 2010 21:48

Boa noite.

Só encontrei um pouquinho de tempo pra resolver a 2 e um pouco da 3 (talvez).

2) Se é uma função quadrática, é uma função do tipo ax^2 +bx +c. Se o ponto (0,0) pertence a essa função, então:

f(0) = a0^2 +b0 +c = 0

Logo, c=0.

Como o ponto (2,1) também pertence a essa função:

f(2) = a2^2 +2b = 1

4a +2b = 1

Se existe um mínimo, então a > 0. Como o valor mínimo é a média aritmética das raízes, e uma delas é zero:

\frac{0+x_2}{2} = \frac{-1}{4}

x_2 = \frac{-1}{2}

Substituindo então:

f(\frac{-1}{2}) = a(\frac{-1}{2})^2 - \frac{b}{2} = 0

\frac{a}{4} = \frac{b}{2}

a = 2b

Agora achando os dois valores pelo sistema, encontrei que b=\frac{1}{10} e a = \frac{1}{5}. A função então é:

f(x) = \frac{x^2}{5} + \frac{x}{10}

f(1) = \frac{1}{5} + \frac{1}{10}

f(1) = 0,3.

Questão 3:

m_1 + m_2 = 8, porque a soma das massas permanece constante mesmo depois de quebrar. O enunciado diz que o preço é:

P = m^{2}_1 + m^{2}_2

O prejuízo é máximo quando o preço for mínimo.

P = m^{2}_1 + (8 - m_1)^{2}

Basta achar o vértice da parábola e você terá o menor valor (eu encontrei 32). O valor inicial era de 64 reais (8^2), então prejuízo foi de 50%.

Espero ter ajudado.

Um abraço.

P.S.: Acabei de ter uma idéia sobre o primeiro. Não tenho tempo de tentar resolver, mas pensei isso: quando igualamos uma função quadrática y = f(x) a zero, estamos tentando encontrar intersecções com o eixo das abscissas, certo? Tente igualar y=3 e resolver de maneira que delta dê menor que zero.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Função Quadratica - FUVEST

Mensagempor shiratinha » Ter Mar 02, 2010 22:32

lzxjhcgvhjcxlzkjhgfchjklkjhgfd
shiratinha
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Mar 01, 2010 13:57
Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
Área/Curso: nada
Andamento: cursando


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)