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Demanda

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Mensagempor joaolage » Seg Mar 10, 2008 21:27

Não estou conseguindo resolver os problemas , por favor me ajude !

- . A demanda de um certo produto é D (p)=12.000 - 200p por mês quando o preço é p reais a unidade.

a. Esboce o gráfico dessa função de demanada;
b. Sabendo que o gasto mensal total num produto é a quandtia total que os consumidores gastam para adquirir um produto durante um mês, expresse gasto mensal total em função de p;
c. Esboce o gráfico da função de gasto mensal total;
d. Discuta o sgnificado econômico das raizes da função gasto mensal total;
e. use o gráfico do item (c) para estimar o preço para o qual o gasto mensal é máximo.


- . Uma empresa de ônibus adotou a seguinte pólítica de preços para grupos que desejam fretar um ônibus: grupo de 40 pessoas ou nemos pagam uma quantia de R$ 2.400,00 (40 vezes R$60,00). Nos grupos de 41 a 80 pessoas, o preço é de R$ 60,00 por pessoa menos 50 centavos para cade pessoa que exceder 40. Para grupos de mais de 80 pessoas,o preço é de R$ 50,00 por pessoa. Para qualquer caso há uma taxa fixa para reserva de disponibilidade de R$ 300,00. Expresse a receita da empresa de ônibus em função do tamanho do grupo e desenhe o gráfico relacionado.


- . O estoque E em função do tempo, ao ser iniciado, isto é, partindo do tempo zero, pode ser modelado como sendo E(t)=Qo - é o nivel inicial do estoque e a é a taxa de demanda uniforme pelo item estocado. Supondo que o estoque só se renova quando for inteiramente esgotado e ele sempre se renová de volta ao nivel Qo, encontre uma expressão geral para o nivel de estocagem ao longo do tempo En (t), onde n é ciclo de estocagem e n = 1, 2, 3 etc., como uma função linear por partes. Dicas utilize as propriedades de retas paralelas.




Grato,

João Duarte
joaolage
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Re: Demanda

Mensagempor admin » Seg Mar 10, 2008 21:43

Olá!

Acredito que este tópico ajudará você:
Pensando e esboçando gráficos
viewtopic.php?f=72&t=150

Entenda e siga os passos.
Caso tenha alguma dúvida específica, comente conosco e tentaremos ajudá-lo!

Bons estudos!
Fábio Sousa
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?