por aspirantestudante » Ter Set 14, 2010 15:58
Sabe-se que -2 e 3 são raízes de uma função quadrática. Se o ponto (-1 , 8) pertence ao gráfico dessa função, então:
(1) [ ] o seu valor máximo é 1,25
(2) [ ] o seu valor mínimo é 1,25
(3) [ ] o seu valor máximo é 0,25
(4) [ ] o seu valor mínimo é 12,5
(5) [ ] o seu valor máximo é 12,5.
-
aspirantestudante
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 14
- Registrado em: Ter Jun 08, 2010 20:07
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por Molina » Ter Set 14, 2010 18:58
aspirantestudante escreveu:Sabe-se que -2 e 3 são raízes de uma função quadrática. Se o ponto (-1 , 8) pertence ao gráfico dessa função, então:
(1) [ ] o seu valor máximo é 1,25
(2) [ ] o seu valor mínimo é 1,25
(3) [ ] o seu valor máximo é 0,25
(4) [ ] o seu valor mínimo é 12,5
(5) [ ] o seu valor máximo é 12,5.
Boa tarde, Aspira.
Vamos usar os dados do problema, temos que:



Funções quadráticas são do tipo

, logo:



Escalonando, por exemplo, você vai encontrar os valores de a,b e c.
Se a for positivo a função terá valor mínimo e se a foi negativo, terá valor máximo.
Basta utilizar a fórmula do Y vértice e conferir com os itens.

Diego Molina |
CV |
FB |
.COMEquipe AjudaMatemática.com"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
-

Molina
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 1551
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
- Andamento: formado
por aspirantestudante » Ter Set 14, 2010 20:27
Obrigado!
resolvi por determinante (D), sendo A= Det A/ Det D , B= Det B/ det D etc..... Porém nao cheguei ao resultado. (humildemente confesso que "aprendi" pouco sobre escalonamento. Voce conseguiu? minha forma de resolver tbm chega ao resultado !?! obs: cheguei a -2x² + 2x + 6= 0 . Nao cheguei ao Yv (Yv= 52/8)
-
aspirantestudante
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 14
- Registrado em: Ter Jun 08, 2010 20:07
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Ter Set 14, 2010 21:09
Existe uma maneira mais fácil. Como você já tem as raízes, você sabe que o polinômio é

. Conhecendo o outro ponto:

. Logo, boca para baixo e a parábola tem um máximo que é na soma das raízes (

) . Jogando na função:

.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por aspirantestudante » Ter Set 14, 2010 23:59
Boa noite Daniel.
entao, cara, desculpa minha ignorancia, mas nao sei como chegar na segunda parte que voce chegou
Fantini, novamente desculpe minha ignorancia, mas voce pode expor a formula que voce partiu para chegar?
Obrigado a todos.
-
aspirantestudante
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 14
- Registrado em: Ter Jun 08, 2010 20:07
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Qua Set 15, 2010 00:17
Existe um teorema que diz que um polinômio pode sempre ser escrito como produto de uma constante vezes a variável menos raízes:

Onde

são constantes e

são as raízes.
Usando isso, eu escrevi o polinômio como:

Depois eu substitui o ponto

para encontrar o valor da constante. Como deu negativo, sabemos que a parábola tem boca para baixo, e portanto tem um ponto de máximo. Pela simetria da parábola, o ponto de máximo é a média aritmética das raízes no eixo das abcissas (que é chamado a abcissa do vértice) e a ordenada é

.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por aspirantestudante » Qui Set 16, 2010 01:10
Boa noite
consegui dos dois jeitos (Cramer e escalonando) (antes nao havia conseguido por Cramer devido a um erro grosseiro) Obrigado a todos
Fantini, gostaria de contatar com voce, sobre teoremas, materiais, etc.
Obrigado e SUCESSO
-
aspirantestudante
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 14
- Registrado em: Ter Jun 08, 2010 20:07
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por aspirantestudante » Dom Set 19, 2010 15:32
outra pergunta
porque eu nao posso usar x² - Sx + P = 0 ,a partir das raizes, descobrindo a equaçao, calcular o valor maximo?
Obrigado
-
aspirantestudante
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 14
- Registrado em: Ter Jun 08, 2010 20:07
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Seg Set 20, 2010 03:17
Você não pode assumir que o coeficiente do

é um porque, embora as raízes sejam as mesmas, não quer dizer que a função passe pelo ponto

, condição dada pelo exercício. Existem infinitas funções quadráticas que tem as mesmas raízes, porém só existe uma que, além dessas raízes, passa pelo ponto dado no exercício.
Sobre as perguntas: poste-as aqui mesmo.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por ervati » Dom Out 10, 2010 19:13
f(x)=x^3-4x^2-4 quero saber como resolver essa questão. sei que sua resposta e +infinito ou -infinito, alguem pode me ajudar?
-
ervati
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 1
- Registrado em: Dom Out 10, 2010 15:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: graduação em engenharia civil
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Seg Out 11, 2010 14:19
Ervati, crie um novo tópico para sua dúvida.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
Voltar para Funções
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- equação de segundo grau( descobrindo as raizes)
por arturmedeiros2010 » Qui Fev 13, 2014 15:34
- 1 Respostas
- 1237 Exibições
- Última mensagem por Russman

Sex Fev 14, 2014 00:15
Equações
-
- Prova a partir da definição de limite para uma função 3 grau
por diegol » Qui Abr 24, 2014 12:16
- 3 Respostas
- 4236 Exibições
- Última mensagem por e8group

Sex Abr 25, 2014 00:16
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Função do segundo grau
por gustavoluiss » Dom Nov 28, 2010 17:27
- 7 Respostas
- 5128 Exibições
- Última mensagem por alexandre32100

Qua Dez 01, 2010 15:39
Álgebra Elementar
-
- Função de segundo grau
por anfran1 » Qua Ago 15, 2012 16:23
- 6 Respostas
- 3291 Exibições
- Última mensagem por e8group

Qua Ago 15, 2012 20:39
Funções
-
- Função de segundo grau.
por Tatymtv » Ter Set 16, 2014 01:27
- 0 Respostas
- 1392 Exibições
- Última mensagem por Tatymtv

Ter Set 16, 2014 01:27
Funções
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.