• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Relações

Relações

Mensagempor Rose » Qui Mai 15, 2008 14:41

OLá!!

Não estou conseguindo resolver estas questões. Não estou conseguindo interpretar os encunciados. Não sei como se faz para resolver. Se alguem puder me mostrar como se interpreta e como devo resolve-las! Desde já agradeço a ajuda

1)Represente geometricamente as seguintes relações no plano cartesiano:

R1 = { (x,y) ? R x R / |X| + | Y| ? 1}
R2 = { (x,y) ? R x R |/ X² + Y² ? 1}
R3 = { (x,y) ? R x R / Max { |X| , | Y| ? 1}

2) Determine o domínio e imagem das relações definidas acima e prove analiticamente que R1 está contido R2.
Algumas dessas relações e simétrica, reflexiva, ou transitiva?

3) Determine a imagem da relação R definida por
R = { (x,y) ? R x R | y| ? x² - 4x +7}
e represente geometricamente R (elevado na menos 1). Dê a imagem de R (elevado na menos 1.
Rose
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Mai 15, 2008 14:13
Área/Curso: Estudante
Andamento: cursando

Re: Relações

Mensagempor admin » Qui Mai 15, 2008 16:38

Olá Rose, seja bem-vinda!

Eis uma tentativa de auxílio na interpretação da notação utilizada, para que você possa estudar os assuntos relacionados e resolver os exercícios.

(x,y) é a representação de um par ordenado, um ponto genérico no plano cartesiano.
A relação define qual regra estes pontos devem obedecer.
Este símbolo "|" significa "tal que".
A expressão que vem logo após "|" é a condição à qual todos os pontos relacionados devem satisfazer.

E lembrando a definição de módulo:
|\alpha| = \left\{
\begin{matrix}
\alpha & se & \alpha \geq 0 \\
-\alpha & se & \alpha < 0 \\
\end{matrix}
\right.

Ou seja, o resultado do módulo é sempre positivo.

A notação RXR representa o plano cartesiano em duas dimensões (R^2).
De modo que (x, y) \in RXR significa um ponto do plano.

Exemplo de leitura da R_1:
A relação R_1 determina todos os pontos (x,y) do plano cartesiano, tais que suas coordenadas x e y atendem à condição |x|+|y| \leq 1.
Ou seja, R_1 delimita uma certa região do plano.

Analogamente, você pode fazer a leitura para as outras relações.
Uma vez entendida a idéia dita pela relação, sugiro como segundo passo, um estudo complementar dos seguintes assuntos:
Inequações do primeiro e segundo grau, módulo e inequações modulares, para que você possa compreender e obter as regiões determinadas.
Somente depois, pense no exercício 2. Enfim, estude função inversa, para o exercício 3.

Espero ter ajudado.
Bons estudos!
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
admin
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 885
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?