O Problema é o seguinte:
A equação da superfície de uma montanha é:

onde as distâncias são medidas em metros.
Suponha que os pontos do eixo positivo de x estão a leste, e os pontos do eixo positivo de y ao norte.
Suponha também que um alpinista está no ponto
.a) Qual é a direção da parte que tem a inclinação mais acentuada?
Calculei o
no ponto dado e pela fórmula de derivadas direcionais, deduzi que a direção seria oposta ao do gradiente.O gradiente deu (60,-20). A direção seria oposta a desse vetor.
b) Se o alpinista se mover na direção leste, ele estará subindo ou descendo? Qual é a sua velocidade?
Fiz a derivada direcional na direção
Pra achar a velocidade. Pela resposta anterior, ele estaria subindo, com V=60 m/u.t
c) Em que direção ele estará percorrendo um caminho plano?
Eu nem sei como fazer essa. Acho que deve ter algo a ver com a curva de nível em que o alpinista estaria, que é

Mas como achar a direção?
Obrigado, desculpem se ficou grande

,tomara a direçao de maior crescimento,e claro maior inclinaçao da montanha...logo
...
,se tomarmos x,y dos vetores (1,0),(0,1),entao
,
,q. sera um ponto a noroeste do sistema...se tomarmos os pontos(-10,5)
nordeste do sistema...![v=\left|\nabla f(-10,5) \right|=\left|(60,20) \right|=\sqrt[]{({60})^{2}+(({-20})^{2}} v=\left|\nabla f(-10,5) \right|=\left|(60,20) \right|=\sqrt[]{({60})^{2}+(({-20})^{2}}](/latexrender/pictures/49aab0979b30ad92f86e2ec94b5b263d.png)

em relaçao a base da montanha,onde podemos tomar os vetores (1,0),(0,1)
,a direçao do gradiente estara no terceiro e quarto quadrantes do sistema proposto,e como calculamos
(direçao sudeste) e tambem(esqueci de colocar (
direçao noroeste...entao a montanha "cresce" nas direçoes sudeste(-72º)e noroeste(108º)do sistema...
,onde c sera uma curva de nivel da montanha,e onde o vetor gradiente e perpendicular ao vetor unitario do gradiente de f(x,y),ou seja
,onde
...
e tal q.
,H e um vetor q. busca uma direçao(um angulo
no sistema de coordenadas)e uma maneira de encontrar a direçao do gradiente,qdo o gradiente e o vetor unitario do gradiente alinham-se,entao e a direçao de maior crescimento...
.
: