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exercicio proposto (UEMS-2006)

exercicio proposto (UEMS-2006)

Mensagempor felipederaldino » Qua Nov 05, 2014 18:12

não consegui resolver essa função, se alguém puder me ajudar eu agradeço


Seja a equação \frac{4{x}^{2}+13x-9}{ {x}^{3}+2{x}^{2}-3x} = \frac{A}{x}+\frac{B}{(x-1)}+\frac{C}{(x+3)} , em que A, B e C são números reais. Pode-se afirmar que:

( ) A= 2, B= 3 e C= 1

( ) A= 1, B= 4 e C= 2

( ) A= 3, B= 2 e C= -1

( ) A= 5, B= 3 e C= 0

( ) A = B = C
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Re: exercicio proposto (UEMS-2006)

Mensagempor Russman » Qua Nov 05, 2014 21:56

De fato, podemos fazer essa separação. Lembre-se que na soma de frações a base da mesma é o produto das bases antigas. Isto é,

\frac{x}{a} + \frac{y}{b} = ]\frac{bx+ay}{ab}.

Mas, podemos também fazer o processo inverso. Ou seja, dada uma fração \frac{x}{c} buscar duas outras tais que somadas resultem nesta. Em geral, isto é feito quando c não é primo.

Exemplo: \frac{2}{15}. Note que 15=3.5. Assim, buscamos duas constantes A e B tais que

\frac{A}{3} + \frac{B}{5} = \frac{2}{15}.

Isto resulta em infinitas possiblidades para A e B se os mesmos forem reais ou um número finito de possibilidades par a A e B inteiros já que é necessário que se cumpra 5A+3B = 2.

Porém, este processo fica mais interessante para o quociente entre polinômios. As aplicações são úteis, em geral, para efetuar integrações destes quocientes. Se voc? deseja efetuar o processo para o quociente \frac{p(x)}{q(x)} e o polinômio q(x) tem n raízes reais ,então é possível mostrar que existem n números A_i tais que

\frac{p(x)}{q(x)} = \frac{A_1}{(x-x_1)} + ...+\frac{A_n}{(x-x_n)}

onde x_i denota a i-ésima raízes real simples de q(x).

No seu caso, p(x) = 4x^2 + 13x - 9 e q(x) = x^3+2x^2-3x. Note que q(x) tem três raízes reais simples respectivamente, x=-3,0,1. Assim, devem existir tres números reais, por exemplo, A,B e C tais que

\frac{4x^2+13x-9}{x^3+2x^2-3x} = \frac{A}{x} + \frac{B}{(x-1)}+\frac{C}{(x+3)}

Agora, para determinar esses números basta somar as frações da direita e aplicar a igualdade de polinômios. Veja

\frac{4x^2+13x-9}{x^3+2x^2-3x} = \frac{A(x-1)(x+3)+Bx(x+3)+C x(x-1)}{x(x-1)(x+3)}

Mas, q(x) = x(x-1)(x+3). Assim, agrupando os termos no denominador da freação da direita e simplificando q(x) obtemos

4x^2+13x-9 = (A+B+C)x^2+(2A+3B-C)x-3A

que deve ser uma igualdade para qualquer x. Isto é, os polinÇomios da esquerda e direita devem ser identicos. Isto ocorre se, e somente se, os coeficientes de cada potência forem o mesmo número real. Assim,

A+B+C = 4
2A+3B-C = 13
-3A =- 9

de onde, A=3 , B = 2 e C =- 1.
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Re: exercicio proposto (UEMS-2006)

Mensagempor felipederaldino » Qua Nov 05, 2014 22:23

muito obrigado!!!
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Re: exercicio proposto (UEMS-2006)

Mensagempor felipederaldino » Qua Nov 05, 2014 22:41

a
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?