• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Domínio das funções

Domínio das funções

Mensagempor kellykcl » Qui Abr 10, 2014 20:18

Boa noite galera do fórum!
Mais uma vez precisando da ajuda de vocês!

Determine o domínio das seguintes funções:

1) f(x)=\frac{1}{\sqrt[]{9-{x}^{2}}}

9-{x}^{2}>0

-{x}^{2}+9=0

-{x}^{2}=-9

x=\sqrt[]{9}

x=\pm 3
Imagem

D(f)= \left|x\,\epsilon\,\Re\,\prime\,-3<x<3 \right|


2)f(x)= \frac{\sqrt[]{{x}^{2}+x}}{{x}^{2}+x}

Gabarito: D(f)=  \left| x\, \epsilon\, R / x< -1\, ou\, x>0\right|

Obs.:Não sei como resolver esta última questão, como o denominador tem que ser \neq 0, não estou sabendo esboçar o gráfico! *-)
Gostaria de saber se a primeira está correta (não tenho gabarito) e também como fazer a segunda incluindo o gráfico!

Desde já agradeço a colaboração!
"Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender."
(Paulo Freire)
kellykcl
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Fev 15, 2013 16:40
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Tecnologia da Informação
Andamento: formado

Re: Domínio das funções

Mensagempor Lucio Carvalho » Qui Abr 10, 2014 21:39

Ola kellykcl,
Segue, em anexo, uma possível ajuda.
Lúcio
Anexos
Domínio.png
Domínio.png (5.92 KiB) Exibido 2179 vezes
Avatar do usuário
Lucio Carvalho
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 127
Registrado em: Qua Ago 19, 2009 11:33
Localização: Rua 3 de Fevereiro - São Tomé
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Física/Química
Andamento: formado

Re: Domínio das funções

Mensagempor kellykcl » Sex Abr 11, 2014 14:15

Lucio Carvalho escreveu:Ola kellykcl,
Segue, em anexo, uma possível ajuda.
Lúcio


Obrigada pela tentativa, mas minha dificuldade é que por serem duas inequações do 2º grau, encontramos 4 raízes ( 2 raízes de uma e duas da outra, embora com o mesmo resultado: 0 e -1) , difícil explicar onde estou errando pois estou completamente perdida neste exercício!
Você respondeu que no numerador, por ser uma raiz , a condição seria {x}^{2}+x > 0 , porém eu fiz {x}^{2}+x \geq 0 !
Se alguém pudesse me explicar passo a passo ajudaria muito!
Gostaria de saber tb se a primeira está correta! :y: :?:
"Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender."
(Paulo Freire)
kellykcl
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Fev 15, 2013 16:40
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Tecnologia da Informação
Andamento: formado


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?