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Domínio e imagens

Domínio e imagens

Mensagempor joao henrique » Sáb Fev 01, 2014 15:12

Estou com dificuldades para resolver alguns exercícios referentes a imagens e domínio das funções

como eu indico o domínio e a imagem de tais funções, tem alguma notação ou eu preciso fazer o gráfico e verificar o eixo x e y

f(x) = x^{2} +3x + 1

f(x) = 1+ x^{2}

f(x) = 2x -1
joao henrique
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Re: Domínio e imagens

Mensagempor IlgssonBraga » Dom Fev 02, 2014 16:57

Olha cara, para vc obter o domínio de uma função é só basicamente se perguntar: "Qual número eu coloco aí para a função continuar definida?", ou seja, qual o conjunto de números que aquela determinada equação aceita para x.
No caso da primeira
f(x) = x^{2} +3x + 1

Você nota que pode colocar qualquer número em x, pois todo número tem o seu quadrado. E todo número também pode ser multiplicado por 3, somando os resultados temos um número. Então o domínio dessa é o conjuntos dos reais, ou seja, qualquer número que pertence aos reais. Graficamente você pode ver o domínio como sendo os números dos eixo x, onde começa e onde termina. Nesse caso se estende indefinidamente.

f(x) = 1+ x^{2}

Mesma coisa da 1ª. Qualquer número pode ser colocado lá para a função assumir um valor. Logo o domínio é todo o conjunto dos reais.

f(x) = 2x -1

E aqui também mesma coisa, a diferença que agora temos uma função afim. Mas a ideia é a mesma.

Quanto as imagens temos:

f(x) = x^{2} +3x + 1
Vc pode verificar o vértice dessa parábola e dizer que a imagem é tudo aquilo acima ou igual ao vértice. Já que graficamente
a imagem é o eixo y. Abaixo do vértice não temos nada, ela é de concavidade pra cima.

f(x) = 1+ x^{2}

Mesma coisa da anterior, como é uma equação do 2º grau e o gráfico é uma parábola procura-se o vértice e verifica o que
está acima do vértice. Mas se fosse com o índice a negativo, -ax^2+bx+c e a concavidade para baixo é tudo que está abaixo
do vértice a imagem, é só uma analogia.

f(x) = 2x -1

E nessa o gráfico é uma reta e a reta estende indefinidamente para cima e para baixo, mesmo ela sendo obliqua, então a imagem é o conjuntos dos reais.


Espero ter ajudado, se vc souber fazer os gráficos ajuda bastante !
IlgssonBraga
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?