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TRABALHO SOBRE FUNÇOES

TRABALHO SOBRE FUNÇOES

Mensagempor Gui » Sáb Nov 07, 2009 15:48

oii . Tenho um trabalho a entregar sobre o estudo de uma funçao e agradecia muito a vossa ajuda :$

Sendo a funçao definida por :
f(x) = x^3 - x : x - 1

(a) Indique o dominio da funcao.
(b) Determine os zeros da funcao.
(c) Indique os valores de x para os quais f(x) < 0.
(d) Mostre que f(x) = x2 + x, V x € Df .
(e) Mostre, analticamente, que a funcao f nao e par.
(f) A funcao e injectiva? Justique, analiticamente.
(g) Faca um esboco do grafico da funcao f.
(h) Indique, caso exista, um intervalo do dominio no qual a funcao seja injectiva, crescente e
admita um zero nesse intervalo.
(i) Construa a tabela de variacao da funcao.
(j) Indique, caso existam, os extremos (relativos e absolutos) da funcao e os respectivos extremantes.


2. Considere a funcao real de varavel real g definida por:
g : R ----> R
x ---> x2 + x
Num pequeno texto justifique porque razao as funcoes f (definida no exercicio 1) e g nao sao
iguais.

Aguardo respostas :$ obrigado *
Gui
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Re: TRABALHO SOBRE FUNÇOES

Mensagempor Molina » Sáb Nov 07, 2009 15:56

Boa tarde, Gui.

Entendo sua necessidade de entregar o trabalho, mas não acho justo alguém resposder todas essas dúvidas e você apenas copiar. A proposta do fórum não é esta.

Seria mais interessante você colocar qual itens que realmente tem dúvida (aqueles que você acha que não irá conseguir fazer sozinho) e apontar dentro dessas questões o que está dando errado.

Seguindo as regras, coloco-me a disposição pra te auxiliar.

Espero que você entenda...

:y:
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Re: TRABALHO SOBRE FUNÇOES

Mensagempor Gui » Sáb Nov 07, 2009 16:07

Sim claro eu entendo perfeitamente :$
eu ja estou trabalhando na funçao, será possivel dizer-me se estou certo

a) Df= {x € IR x-1 for diferente de 0} = IR\ {1}

b) f(x)=0
x^3=o
x (x2-1) = 0
x = 0 V x2-1=o
x = 0 V x2 = 1
x = 0 V x= +-1
logo os zeros sao
x=0 V x=1 V x= -1, sera assim? :$
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Re: TRABALHO SOBRE FUNÇOES

Mensagempor Molina » Sáb Nov 07, 2009 16:18

Gui escreveu:Sim claro eu entendo perfeitamente :$
eu ja estou trabalhando na funçao, será possivel dizer-me se estou certo

a) Df= {x € IR x-1 for diferente de 0} = IR\ {1}

b) f(x)=0
x^3=o
x (x2-1) = 0
x = 0 V x2-1=o
x = 0 V x2 = 1
x = 0 V x= +-1
logo os zeros sao
x=0 V x=1 V x= -1, sera assim? :$


Isso mesmo.
Na função de fração algébrica temos que nos preocupar com o denominador da fração, já que este tem que ser diferente de zero. Este é o única impedimento para o domínio.

A segunda parte também está correta.
Os valores que você encontrou, substituidos na função, dão valor zero.
E era isso que a questão pedia.

:y:
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Re: TRABALHO SOBRE FUNÇOES

Mensagempor Gui » Sáb Nov 07, 2009 16:43

estava agora a averiguar melhor e sendo que o 1 nao pertence ao dominio nao fará parte dos zeros não é ?

quanto a funçao nao ser par (alinea e )
f (-x) = (-x)^3 - (-x)/ -x-1

- x^3 + x / -x-1

logo nao é par , é assim :$

obrigado pela colaboraçao ;)
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Re: TRABALHO SOBRE FUNÇOES

Mensagempor Gui » Dom Nov 08, 2009 14:11

quando puder responder agradecia :$
tenho mais umas alineas que fiz que gostaria de partilhar com você para me ajudar :$*
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Re: TRABALHO SOBRE FUNÇOES

Mensagempor Gui » Sex Nov 13, 2009 13:21

alguém me ajuda?
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?