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EP01

Re: EP01

Mensagempor antonio crocco » Qua Dez 14, 2011 11:19

Aparecida escreveu:
ivanfx escreveu:
lucinei daliberto escreveu:Oi Francesca vi o que voce postou, e ate a f nossas rsoluções estão iguais mas, a minha g não bateu com a sua

g) a minha de 2a + 0,5b >ou igual 0,7 ( vou dar mais uma olhadinha) se observar bem a tabela a de abacaxi e b de banana verá que nessa linha terá os valores 0,5 e 1, dessa forma a inequação será a + 0,5b > ou igual a 0,7

Quanto ao item h você pode jogar no programa geogebra ou graphmatica a inequação que ele mesmo montará o gráfico pra ti, não terá trabalho nenhum para fazer, aproveite para conhecer, pois nessa especialização sempre terá algo pra fazer, o programa se torna essencial.

Ola tudo bem?
Na letra N tem alguma formula pra resolver só falta esse pra mim resolver.
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Re: EP01

Mensagempor ivanfx » Qua Dez 14, 2011 13:55

ivanilda escreveu:Bom dia, Ivanfx. Como faço para pintar as areas especificadas no gafico? :oops:

acesse esse link http://www.youtube.com/LCMAquino

Você deve colocar no geogebra a inequação e não a equação, automáticamente o grafico já sai pintado
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Re: EP01

Mensagempor Rosana Vieira » Qua Dez 14, 2011 16:56

ivanfx escreveu:Letra n basta consultar o último quadro preenchido que é item m para responder






Coordenadas dos Pontos Quantidade deVit A (UI QuantidadVit B (mg) Calorias (Kcal) Custo
(1/2,1/2) 625 0,75 700 R$ 2,75
(1/4,1/4) 312,5 0,375 350 R$ 1,37
(1,1/2) 1125 1 1150 R$ 4,00
(1/2,1/4) 562,5 0,5 575 R$ 2,00
(1/4,1/2) 375 0,625 475 R$ 2,12

VA 1/2 x1000 + 1/2x250 = 625
VB 1/2x05+1/2x1 = 0,75
Calorias 1/2x900+1/2x500 = 700
Custo 1/2X2,50+1/2x3 = 2,75
Ivanfx minha tabela ficou assim, pois achei estes valores gostaria de saber se está certo
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Re: EP01

Mensagempor Rosana Vieira » Qua Dez 14, 2011 17:16

ivanfx escreveu:Não tem gráfico para montar, o que você tem que construir é apenas os eixos cartesianos, eixo das abcissas bananas e ordenadas abacaxis, utilizando escalas em kg. Então você utiliza 0,2 : 0,4

Coordenadas do ponto|Vitamina A (UI)|Vitamina B (mg)|Calorias|Custo
....(1/2,1/2).........../.......625......../......0,75......./.....700../...R$ 2,75...
....(1/4,1/4)........../.......312,5...../..... 0,375....../......350.../...R$ 1,37...
....(1,1/2)............/.........1125...../..... 1.........../......1150.../..R$ 4,00...
....(1/2,1/4)........./........562,5...../..... 0,5......../.......575..../..R$ 2,00...
....(1/4,1/2)......../........375......../.....0,625....../......475...../...R$ 2,12...

VA 1/2x100+1/2x250 = 625
VB 1/2x0,5 + 1/2x1 = 0,75
Calorias 1/2x900+1/2x500 =700
Custo 1/2x2,50+1/2x3 = 0,75
Ivanfx minha tabela ficou assim, pois este foi os valores que eu achei gostaria de saber se está certo.
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Re: EP01

Mensagempor ivanfx » Qua Dez 14, 2011 17:33

Sim sua tabela está correta, se for referente a primeira tabela, bastasse escolher dentro do plano cartesiano 5 pares ordenados aleatoriamente e efetuar os cálculos, te dou uma sugestão, em vez de representar os pontos por fração, poderia representar por números decimais. (é apenas uma sugestão, já que no link do IME a representação dos eixos estão sendo representados por decimais.

....(0,5; 0,5)............/.......625......../......0,75......./.....700../...R$ 2,75...
....(0,25; 0,25)......../.......312,5...../.....0,375....../......350.../...R$ 1,37...
....(1; 0,5)............./.........1125...../.....1.........../......1150.../..R$ 4,00...
....(0,5; 0,25)........./........562,5...../.....0,5......../.......575..../..R$ 2,00...
....(0,25; 0,5)......../........375......../.....0,625....../......475...../...R$ 2,12...
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Re: EP01

Mensagempor Rosana Vieira » Qua Dez 14, 2011 23:10

ivanfx escreveu:Sim sua tabela está correta, se for referente a primeira tabela, bastasse escolher dentro do plano cartesiano 5 pares ordenados aleatoriamente e efetuar os cálculos, te dou uma sugestão, em vez de representar os pontos por fração, poderia representar por números decimais. (é apenas uma sugestão, já que no link do IME a representação dos eixos estão sendo representados por decimais.

....(0,5; 0,5)............/.......625......../......0,75......./.....700../...R$ 2,75...
....(0,25; 0,25)......../.......312,5...../.....0,375....../......350.../...R$ 1,37...
....(1; 0,5)............./.........1125...../.....1.........../......1150.../..R$ 4,00...
....(0,5; 0,25)........./........562,5...../.....0,5......../.......575..../..R$ 2,00...
....(0,25; 0,5)......../........375......../.....0,625....../......475...../...R$ 2,12...


Obrigado pela dica, pois nas questões l e m é do mesmo jeito também
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Re: EP01

Mensagempor ivanilda » Qua Dez 14, 2011 23:17

Muito Obrigada Ivanfx!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
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Re: EP01

Mensagempor antonio crocco » Qui Dez 15, 2011 11:49

Rosana Vieira escreveu:
ivanfx escreveu:siga esse roteiro postado por um colega
b)Escolher quantidades de bananas e abacaxis
custo=(quantidade de abacaxi x preço abacaxi) + (quantidade de banana x preço banana)
quantidade de banana > x
quantidade de de abacaxi >y
vitamina A = quantidade de banana x 1000 + quantidade de abacaxi x 250
vitamina B = quantidade de banana x 0,5 + quantidade de abacaxi x 1
calorias= quantidade de banana x 900 + quantidade de abacaxi x 500

c)selecionar na tabela de vocês as que atenderem as exigências:
-exige-se que a dieta forneça uma quantidade mínima de 500 UI de Vitamina A;

-exige-se que a dieta forneça uma quantidade mínima de 0,7 mg de vitamina B;

-recomendava-se que o consumo destes dois itens não ultrapassasse 1.000 kcal.
d) escolher uma outra quantidade de bananas e abacaxis e refazer o calculo empregado no custo (está no item b), quando encontrar um custo mais em conta do que os cinco indicados no quadro poste esta sugestão mais econômica
e) (250a) + (1000b) > ou = 500
f) gráfico no primeiro quadrante, faça uma linha que vai do (0,2) até o ((0.5; 0) e pinte a parte de cima do gráfico
g) a + (0,5b) > ou = 0,7
h) gráfico no primeiro quadrante, faça uma linha do (0; 0,7) até o (1,4; 0) e pinte o lado de cima
i) (500a)+(900b)< ou = 1000
j) grafico no primeiro quadrante, faça uma linha do (0, 2) até (um pouco mais do que 1 ; 0) pinte a área de baixo
k) sobreponha os três gráficos e veja a área comum a todos os três vai aparecer um triângulo l) veja os vértices que você encontrou no seu item anterior, vai dar pequenas diferenças entre nós (e é bom que dê mesmo ) devido a construção que cada um fizer e a m) leitura visual que conseguir enxergar.
veja os três vértices e faça para eles os cálculos do item b)

Ivanfx gostaria de saber como vc montou o grafico na questão a
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Re: EP01

Mensagempor antonio crocco » Qui Dez 15, 2011 11:49

:oops:
Rosana Vieira escreveu:
ivanfx escreveu:Sim sua tabela está correta, se for referente a primeira tabela, bastasse escolher dentro do plano cartesiano 5 pares ordenados aleatoriamente e efetuar os cálculos, te dou uma sugestão, em vez de representar os pontos por fração, poderia representar por números decimais. (é apenas uma sugestão, já que no link do IME a representação dos eixos estão sendo representados por decimais.

....(0,5; 0,5)............/.......625......../......0,75......./.....700../...R$ 2,75...
....(0,25; 0,25)......../.......312,5...../.....0,375....../......350.../...R$ 1,37...
....(1; 0,5)............./.........1125...../.....1.........../......1150.../..R$ 4,00...
....(0,5; 0,25)........./........562,5...../.....0,5......../.......575..../..R$ 2,00...
....(0,25; 0,5)......../........375......../.....0,625....../......475...../...R$ 2,12...


Obrigado pela dica, pois nas questões l e m é do mesmo jeito também
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Re: EP01

Mensagempor antonio crocco » Qui Dez 15, 2011 11:50

:-O
ivanfx escreveu:
ivanilda escreveu:Bom dia, Ivanfx. Como faço para pintar as areas especificadas no gafico? :oops:

acesse esse link http://www.youtube.com/LCMAquino

Você deve colocar no geogebra a inequação e não a equação, automáticamente o grafico já sai pintado
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Re: EP01

Mensagempor angela1 » Qui Dez 15, 2011 12:15

antonio crocco escreveu::idea: O exercício em questão é complicado... :-P

Eu baixei o graphmat pra fazer a atividade de nutrição o grafico da a) consegui fazer mas não consigo colocar inequação pra gerar o grafico alguem pode me ajudar?
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Re: EP01

Mensagempor ivanfx » Qui Dez 15, 2011 13:32

angela1 escreveu:
antonio crocco escreveu::idea: O exercício em questão é complicado... :-P

Eu baixei o graphmat pra fazer a atividade de nutrição o grafico da a) consegui fazer mas não consigo colocar inequação pra gerar o grafico alguem pode me ajudar?

No graphmat não irá aceitar as variáveis a e b, faça o seguinte substitua o b pela variavel x e o a pela variável y, ou seja em vez de 250a + 1000b > 500, coloque 250y + 1000x > 500
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Re: EP01

Mensagempor Rosana Vieira » Qui Dez 15, 2011 19:22

ivanfx escreveu:
angela1 escreveu:
antonio crocco escreveu::idea: O exercício em questão é complicado... :-P

Eu baixei o graphmat pra fazer a atividade de nutrição o grafico da a) consegui fazer mas não consigo colocar inequação pra gerar o grafico alguem pode me ajudar?

No graphmat não irá aceitar as variáveis a e b, faça o seguinte substitua o b pela variavel x e o a pela variável y, ou seja em vez de 250a + 1000b > 500, coloque 250y + 1000x > 500


Ivanfx como eu posso reslver a questão n
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?