• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

PUCRS Encontre a equação que expressa o grafico

PUCRS Encontre a equação que expressa o grafico

Mensagempor Marcos1978 » Sáb Nov 26, 2011 18:43

O gráfico abaixo expressa a temperatura em graus Fahrenheit em função da temperatura em graus Celsius. Coloquei o link do exercício, pois não consegui passar o gráfico pra cá. Inclusive se alguém se dispuser a me explicar como faço isto. Tentei copiar e colar, mas não funcionou

http://www.pucrs.br/famat/mbotin/matema ... s20072.pdf

No gráfico, enquanto x=100 y=212 . Pensei em fazer: x=y-112. Só que não bate. Se eu considero que y =150 e faço X=150-112= X=38 não é correto. Pelo gráfico em y=150 x= 70

A segunda deu pra ver que y=32 enquanto x=0
Marcos1978
Novo Usuário
Novo Usuário

Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: PUCRS Encontre a equação que expressa o grafico

Mensagempor Aliocha Karamazov » Sáb Nov 26, 2011 18:46

Para encontrar a equação da reta, você precisa de um ponto e do coeficiente angular. (Existem outras maneiras)

Tente fazer isso e poste o que você fez.
Aliocha Karamazov
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física

Mensagempor Marcos1978 » Dom Nov 27, 2011 01:33

Aliocha Karamazov escreveu:Para encontrar a equação da reta, você precisa de um ponto e do coeficiente angular. (Existem outras maneiras)

Tente fazer isso e poste o que você fez.

Olá Karamazov. Passei um tempo aqui tentando fazer a questão. Na verdade estou voltando a estudar por conta própria e ainda não entrei nesta matéria. Já a vi, mas como faz muito tempo, tenho que relembrar outras coisas primeiro. Sei que a fórmula para fazer a conversão de C para F é mas é uma fórmula aprendida, não extraida do gráfico como exige a questão.
No caso da fórmula para calcular angular\frac{yb}{xb}-\frac{ya}{xa} não tenho todos os dados, pois a questão fornece com precisão dois dados apenas da abcissa e da ordenada, que são (100,212). Eu não posso simplesmente traçar uma reta no gráfico e obter com exatidão os outros dois números que não foram fornecidos para complementar a fórmula. Vou tentar mais por aqui. Valeu a dica. Será que posso usar 0 e 32?
Marcos1978
Novo Usuário
Novo Usuário

Formação Escolar: ENSINO MÉDIO

Mensagempor MarceloFantini » Dom Nov 27, 2011 02:02

Sabemos que passa pelo ponto (0,32) e o coeficiente angular é m = \frac{212-32}{100-0} = \frac{180}{100} = \frac{9}{5}. Logo, y - y_0 = m(x-x_0) \implies y - 32 = \frac{9x}{5}.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Voltar para Funções

• Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem