por nicolascalcagnoto » Qua Set 07, 2011 20:29
Boa Noite, Gostaria de uma breve analise para ver se estou fazendo corretamente.
1) Esboce o gráfico das seguintes funções exponenciais, sendo f: IR -> IR
Utilizar os numeros para X( -2, -1, 0, 1, 2 )
a)

b)

c)

d

e)

Obrigado, eu comecei fazendo assim, vou por a letra A

Obrigado
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por MarceloFantini » Qua Set 07, 2011 21:03
Quando o expoente é negativo, temos

, então

.
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por nicolascalcagnoto » Qua Set 07, 2011 21:13
MarceloFantini escreveu:Quando o expoente é negativo, temos

, então

.
huum, entenedi, muito obrigado
agora so tenho duvida na letra E
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por MarceloFantini » Qua Set 07, 2011 21:17
Qual é a sua dúvida?
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por nicolascalcagnoto » Qua Set 07, 2011 21:22
MarceloFantini escreveu:Qual é a sua dúvida?
resolvendo a letra E ficaria assim

depois disso como faz? e o valor de pi so deixo 3,14?
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por MarceloFantini » Qua Set 07, 2011 21:28
Perceba que elevar a um expoente negativo é inverter a fração. Não se preocupe com valores aproximados, apenas perceba que

.
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por nicolascalcagnoto » Qua Set 07, 2011 21:47
MarceloFantini escreveu:Perceba que elevar a um expoente negativo é inverter a fração. Não se preocupe com valores aproximados, apenas perceba que

.
ok
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por nicolascalcagnoto » Qua Set 07, 2011 22:15
Isso esta certo?

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por MarceloFantini » Qua Set 07, 2011 22:18
Está.
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por nicolascalcagnoto » Qui Set 08, 2011 00:56
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por MarceloFantini » Qui Set 08, 2011 01:23
Estão certas. E deixe como está, ficará

.
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por nicolascalcagnoto » Qui Set 08, 2011 01:37
MarceloFantini escreveu:Estão certas. E deixe como está, ficará

.
a sim, muito obrigado acabou minhas duvidas, o resto ja fiz tudo.
Att; Nicolas
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por nicolaspsy » Qui Set 08, 2011 16:32
É assim que se faz?

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por nicolaspsy » Qui Set 08, 2011 16:55
Para que valores de k a função

é decrescente?
Alguem poderia me explicar? não entendi, parece simples mas... rs
teria que ter dois valores não é? um para X e um para K
para saber quando é decrescente.
vamos adotar os numeros -2,-1,0,1,2 para X
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por MarceloFantini » Qui Set 08, 2011 18:36
Considere

. Esta função será crescente se

e decrescente se

. Tente resolver usando isso.
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por nicolaspsy » Sáb Set 10, 2011 13:23
MarceloFantini escreveu:Considere

. Esta função será crescente se

e decrescente se

. Tente resolver usando isso.
intão o valor de x deve ser x<1 mas e o valor de K ? tambem seria menor do que 1 ? :s
não entendi
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por phvicari » Sáb Set 10, 2011 18:38
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por nicolaspsy » Sáb Set 10, 2011 20:27
Continuo sem intenger, caso o k<4. Utilizei o k sendo 3 veja como ficou nao vai ser descrecente :s

ou nesse caso so uso valores menores do que 1 para x? no caso x=1 x=0/ x-1
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por MarceloFantini » Sáb Set 10, 2011 20:36
Nicolas, o caso

não foi considerado em nenhum dos posts anteriores justamente pela série de problemas que traz. A idéia intuitiva é que quando se eleva um número menor que 1 a um expoente, a medida que o expoente cresce este número torna-se cada vez mais próximo de zero, ao passo que quando um número maior que um é elevado a um expoente, este torna-se cada vez maior sem se aproximar de um valor fixo, por isso infinito. Além do mais, note que o primeiro caso é estritamente decrescente e o segundo estritamente crescente.
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por nicolaspsy » Dom Set 11, 2011 13:28
MarceloFantini escreveu:Nicolas, o caso

não foi considerado em nenhum dos posts anteriores justamente pela série de problemas que traz. A idéia intuitiva é que quando se eleva um número menor que 1 a um expoente, a medida que o expoente cresce este número torna-se cada vez mais próximo de zero, ao passo que quando um número maior que um é elevado a um expoente, este torna-se cada vez maior sem se aproximar de um valor fixo, por isso infinito. Além do mais, note que o primeiro caso é estritamente decrescente e o segundo estritamente crescente.
huum, agora entendi o pensamento, obrigado
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por nicolaspsy » Qui Set 15, 2011 00:48
nicolaspsy escreveu:MarceloFantini escreveu:Nicolas, o caso

não foi considerado em nenhum dos posts anteriores justamente pela série de problemas que traz. A idéia intuitiva é que quando se eleva um número menor que 1 a um expoente, a medida que o expoente cresce este número torna-se cada vez mais próximo de zero, ao passo que quando um número maior que um é elevado a um expoente, este torna-se cada vez maior sem se aproximar de um valor fixo, por isso infinito. Além do mais, note que o primeiro caso é estritamente decrescente e o segundo estritamente crescente.
huum, agora entendi o pensamento, obrigado
a respota final então seria ]3,4[
certo?

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por MarceloFantini » Qui Set 15, 2011 16:00
Certo.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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