por kryzay » Qua Jul 27, 2011 09:20
Fala galera, como vai?
Estou com dúvida em resolver esse exercício. Eu não entendi a explicação de como proceder.
Será que alguém pode ajudar. Estou a um bom tempo matutando a cabeça.

Eu coloquei na imagem todas as questões, mas eu quero saber como faz apenas
UMA.
Se alguém entender e souber me explicar como devo fazer ficarei muito agradecido.
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kryzay
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por Guill » Qua Jul 27, 2011 11:25

Isso é um polinômio. Ele pode ser escrito assim:

As raízes desse polinômio são a,b...,y,z.
Se você multiplicar esse polinômio, fica claro que:

An é o produto de todas as raízes da equação. Considere que

é uma raíz da equação. Isso quer dizer que o termo independente An tem

como seu produto:
An = a.b.

...y.z
Isso prova que

divide An.
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Guill
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por kryzay » Qua Jul 27, 2011 11:49
Fala Guill,
Eu entendi sua explicação.
Exceto por:
"Isso é um polinômio. Ele pode ser escrito assim:

As raízes desse polinômio são a,b...,y,z."Queria saber como eu coloco um polinônio dessa forma.
Se for possível tenta dar um exemplo com uma equação do 3º grau, como a letra A por exemplo.
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por Guill » Qua Jul 27, 2011 12:16
Qualquer polinômio pode ser escrito dessa forma. Por exemplo:
x² - 4x + 3 = 0
Observa-se claramente que as raízes dessa equação são 3 e 1. Para escrever como um polinômio:
(x - 3)(x - 1) = 0
Raízes = {1;3}
Substitua uma raíz qualquer no polinômio:
(x - 3)(x - 1) = 0
(3 - 3)(3 - 1) = 0
0.2 = 0
0 = 0
(x - 3)(x - 1) = 0
(1 - 3)(1 - 1) = 0
-2.0 = 0
0 = 0
As raízes zeraram o polinômio. Essa forma de escrever é a forma fatorada desse polinômio. Para escrever ele assim, deve-ter as raízes dele:
Se uma equação qualquer tem raízes 1, -2 e 3.
Então, basta inverter o sinal:
(x - 1)(x + 2)(x - 3) = 0
Se multiplicar termo a termo, terá a equação:
(x² + x - 2)(x - 3) = 0
x³ - 2x² - 5x + 6 = 0
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Guill
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por kryzay » Qua Jul 27, 2011 12:22
Entendi Guill, eu até tinha feito no caderno aqui.

No entanto, minha dúvida eh assim:
Temos essa equação, por exemplo:

Como você iria encontrar as raízes?
Obg.
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por Guill » Qua Jul 27, 2011 12:43
Não existe uma fórmula geral para isso. E eu não sei muito arespeito dessas equações porque eu estou no 2º ano do ensino médio. Mas eu conheço uma técnica que é assim:
x³ + 2x² + x - 4 = 0
1.x³ + 2.x² + 1.x - 4 = 0
Ache os divisores de a e d (levando em consideração que a equação é ax³ + bx² + cx + d = 0):
D = {-1;1;2;-2;-4;4}
Substituia cada uma na equação:
x³ + 2x² + x - 4 = 0
(-1)³ + 2(-1)² + (-1) - 4 = 0
-1 + 2 - 1 - 4 = 0
-4 = 0 (-1 não é raíz)
(1)³ + 2(1)² + 1 - 4 = 0
-3 + 3 = 0
0 = 0 (1 é raíz)
(-2)³ + 2(-2)² + (-2) - 4 = 0
-8 + 8 - 6 = 0
-6 = 0 (-2 não é raíz)
(2)³ + 2(2)² + (2) - 4 = 0
8 + 8 - 2 = 0
14 = 0 (2 não é raíz)
(-4)³ + 2(-4)² + (-4) - 4 = 0
-64 + 24 = 0 (-4 não é raíz)
(4)³ + 2(4)² + (4) - 4 = 0
64 + 32 = 0 (4 não é raíz)
1 é a única raíz INTEIRA dessa equação. Esse método só serve para encontrar as raízes inteiras.
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por kryzay » Seg Ago 01, 2011 10:08
Fala Guill,
Desculpe a demora para responder, é que esse assunto me deu muito a que pesquisar.
Com o exercício eu aprendi:
* Nova forma de um polinômio (Guill)
* Encontrar Raizes inteiras (Guill)
E procurando eu encontrei o dispositivo de Briott-Ruffini.
Com ele eu posso dividir qualquer polinômio por um monômio do tipo x-a.
Queria te agradecer Guill, você me ajudou muito aqui.
Espero que o exercicio possa ajudar outras pessoas também.
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por LuizAquino » Seg Ago 01, 2011 12:14
Guill escreveu:
Isso é um polinômio. Ele pode ser escrito assim:

Uma pequena correção. Faltou colocar o termo

multiplicando toda a forma fatorada.
Isto é, se

,

, ...,

são as raízes de p(x), então a sua forma fatorada será:

Exemplo:
A forma fatorada de

é:

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por Buda » Sáb Out 29, 2011 23:04
Esse assunto nao tem muitas formulas especificas.Mais com muita pratica fica um assunto muito facil.
A eq. x^3 + 2x^2 +x - 4 =0
É uma eq. do 3° grau. para essa funçao vc vai fazer o seguinte.
pegue o valor de ''d'' da eq. y = ax^3 + bx^2 + cx + d . Neste exercicio o '''d'' = 4
e pegue seus valores multiplos. no exemplo -+ 1 , -+2, -+4. E substitua na funçao y todos os valores, um de cada por vez. E o que der y(do valor) =0 essa é sua raiz
Nota: se o valor ''a'' da funçao for diferente de 1, por exemplo 4. Neste exemplo vc vai ter que pegar valores dividos por 4 tambem.
-+1, -+2, -+4, -+1/4, -+ 2/4 que é igual a -+1/2, e -+4/4 que ja foi feito anteriormente na primeira tentativa.Para ''a'' = 4 eu nao tentei neste exato exemplo, portanto eu nao sei se vai funcionar.
Obs: Mais este metodo funciona em maior parte das vezes. So tem problemas quando ouver raizes complexas.Que raramente cai no vestibular, ou ensino medio.Este metodo pode ser usado tanto em equaçoes do 2° como 3° e assim vai.
Continuando o exercicio. substituindo os valores vc vai axar uma das raizes x= 1 . portanto y(1)=0
entao voce pode dividir a funçao x^3 + 2x^2 +x - 4 por x-1. Onde a x-1=0 x=1 é a raiz.
fazendo a divisao ficara.
quociente = x^2 + 3x + 4
resto = 0
A funçao x^2 + 3x + 4 nao tem raiz real. Portanto a funçao x^3 + 2x^2 +x - 4 =0 tem apenas uma raiz real x=1.
para saber se a funçao tem raiz dupla, uma apenas ou nenhuma. É so usar bascara,a parte do Delta = (b² -4ac)^0,5 , se der um valor positivo tem 2 raizes, se for igual a zero 1 raiz, e negativo nao tem raiz.
No exercicio 17. Voce pode usar este metodo que achara todas as raizes.
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Buda
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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