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Alguém me ajuda a resolver essas questões de matemática?

Alguém me ajuda a resolver essas questões de matemática?

Mensagempor icarowilliams15 » Qui Mai 19, 2011 12:44

1.esboçar o gráfico da função f(x)=x²-2x-3 (X E R) e obter seu conjunto imagem.

2.estudar o sinal da função f(x)=x²-5x+6

3.em uma certa plantação,a produção P,de feijão depende da quantidade,q,de fertilizante utilizada,e tal dependência pode ser expressa pela função P(q)=-3q²+90q+525.considerando nessa lavoura a produção medida em kg e a quantidade de fertilizante em g/m².preciso que você me defina:
a)se a concavidade dessa parábola é voltada para cima ou para baixo;
b)o ponto em que a parábola corta o eixo de P;
c)se a parábola possui raízes e quantas são;
d)o vértice da parábola,ou seja o ponto cujo valor de q define a produção máxima.

4.se o preço dos sapatos de uma determinada marca variar de acordo com a relação p=-2q+200 com quantidade sempre abaixo de 100 unidades,podemos estabelecer que a receita das vendas de sapatos é dada pela expressão R=-2q²+200q.com base nessas informações pede se:
a)o gráfico da função receita em relação a quantidade vendida;
b)as quantidades cujas receitas São iguais a zero
c)o ponto em que a curva corta o eixo das receitas;
d)o vértice da parábola;
e)a quantidade que determina a receita máxima;
f)a receita máxima.

5)a função real f,de variável real,dada por f(x)=-x²+12x+20,tem um valor:
a)mínimo,igual a -16,para x=6
b)mínimo,igual a 16,para x=-12
c)máximo,igual a 56,para x=-12
d)máximo,igual a 72,para x=12
e)máximo,igual a 240,para x=20.
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Re: Alguém me ajuda a resolver essas questões de matemática?

Mensagempor FilipeCaceres » Qui Mai 19, 2011 13:42

Olá icarowilliams15,

Vou pedir para que você não poste mais do que uma pergunta por tópico.

Quais foram as dúvidas, o que você não conseguiu fazer, poste o que você tentou fazer para que possamos te ajudar.

Abraço.
FilipeCaceres
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Re: Alguém me ajuda a resolver essas questões de matemática?

Mensagempor icarowilliams15 » Qui Mai 19, 2011 14:29

estou com duvidas em todas essas questões.se alguem poder me ajudar como responder elas podem até postar no meu email as respostas icaro_williams15@yahoo.com.br,que agradeceria muito.ok?
icarowilliams15
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?