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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por ginrj » Qua Jun 03, 2009 19:19
Opa, encontrei um exercicio muito bom, foi da CPCAr 2007, me chamou bastante atenção mais nao consegui chegar a uma resposta concreta
Um trem percorre certa DIstância, com velocidade constante.
Se a velocidade aumentasse 20km por hora, ele levaria 3 horas
a menos, e, se diminuísse 20 km por hora, ele precisaria de
5 horas a mais. A distância percorrida é um número
cuja soma dos algarismos é
a)3
b)5
c)6
d)7
ao meu ver a velocidade constante seria x, o tempo percorrido seria y e a distancia z
sofrendo alteração de 20 km para +, seria x+20km , e o tempo y-3horas e a distancia a mesma z
depois x-20km, y+5horas, tempo=z
a resposta correta é a letra A, mais nao consegui chegar a tal número, nao sei se meu raciocinio esta correto ou se estou errando na hora de executar os calculos
Os números governam o Universo
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ginrj
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por admin » Qua Jun 03, 2009 21:23
Olá
ginrj!
A sua interpretação do enunciado está de acordo, talvez a dificuldade tenha sido em fazer as contas.
Em meu comentário vou adotar nomes de variáveis mais significativos, OK?
Como você bem notou, são 3 variáveis. E adicionalmente veja que podemos escrever 3 equações com os dados, veja:
Como o espaço percorrido é o mesmo, convém reescrever assim:
Ou ainda:
Faça a distributiva:
Agora a dica...
Note que para manter a igualdade, estas parcelas destacadas devem ser nulas somadas:
Desta conclusão, você pode extrair apenas as duas equações em destaque e resolver este sistema com duas equações e as duas incógnitas
e
.
Após calcular estes valores, poderá obter
e finalizar o exercício.
Para você conferir as contas:
Bons estudos!
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admin
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por ginrj » Qui Jun 04, 2009 16:58
opaa, valeuu pela ajuda ^^, eu estava com dificuldade nas contas mesmo, agora ficou mais claro, valeuu
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ginrj
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por Cleyson007 » Dom Jun 07, 2009 11:48
Olá Fabio Sousa e Ginrj!
Estava analisando o exercício proposto (e por sinal, achei muito interessante)!
Desenvolvi os cálculos até chegar na equação:
Fabio Sousa, sua dica foi perfeita (estava fazendo muitos cálculos sem perceber que "o pulo do gato" está em igualar a
as duas partes da igualdade, a fim de manter a igualdade verdadeira).
Parabéns pela explicação e resolução!
Um forte abraço.
Até mais.
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Álgebra Elementar
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Assunto:
[Função] do primeiro grau e quadratica
Autor:
Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20
1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?
2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?
3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?
Assunto:
[Função] do primeiro grau e quadratica
Autor:
Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46
Ola
Qual as suas dúvidas?
O que você não está conseguindo fazer?
Nos mostre para podermos ajudar
Atenciosamente
Assunto:
[Função] do primeiro grau e quadratica
Autor:
joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15
1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.
Em
substitui-se
m, substitui-se
y e
x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a
b.
2)Na equação
não existem zeros.Senão vejamos
Completando o quadrado,
As coordenadas do vertice da parabola são
O eixo de simetria é a reta
.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.
f(-7)=93
f(10)=59
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