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Adição e Subtração de Frações

Adição e Subtração de Frações

Mensagempor LuizCarlos » Sáb Mar 17, 2012 00:10

Olá professores de matemática, boa noite.

Estou fazendo exercícios de adição e subtração de frações.

Consigo resolver os exercícios, mas não consigo compreender para que vou usar, por exemplo.
Quando fazemos somas de frações, posso imaginar como sendo um chocolate que estou comendo.

\frac{2}{4} + \frac{3}{4} = \frac{5}{4}

fracao.JPG
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Até nesse ponto entendo! mas por exemplo.


(\frac{17}{24}) + (- \frac{5}{6}) = (\frac{17 - 20}{24}) = (\frac{- 3}{24}) = (- \frac{1}{8})

Agora já não entendi, resultado sendo fração negativa.


Seria tipo, como fazer uma analogia em uma reta numérica, como o Luiz Aquino me explicou, quando é subtração de números inteiros, devo pensar dessa forma:


Pense em uma régua diferente, que no seu meio temos o número 0. Antes do número 0, vamos colocar os números negativos. Já depois do número 0, os positivos.

A figura abaixo ilustra essa régua.


régua.png
régua.png (931 Bytes) Exibido 3555 vezes


Nessa régua, o que significa -5 - (-2)? E o que significa -2 - (-5)?

A subtração a - b, com a e b números nessa reta, significa o tanto que devemos andar para ir de b até a, sendo que o sinal do resultado indica se devemos andar da esquerda para direita ou se devemos andar da direita para a esquerda.

Por exemplo, temos que -5 - (-2) = -3. Isso significa que partindo de -2, devemos andar 3 unidades para a esquerda de -2 até chegar no -5.

Por outro lado, temos que -2 - (-5) = 3. Isso significa que partindo de -5, devemos andar 3 unidades para a direita de -5 até chegar no -2.

Agora tente fazer outras subtrações entre inteiros seguindo essa ideia.

Sendo subtrações de frações, resultando fração negativa, devo pensar dessa mesma forma como subtração de números inteiros, ou seja, fazer a analogia á uma reta numérica.
LuizCarlos
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Re: Adição e Subtração de Frações

Mensagempor fraol » Sáb Mar 17, 2012 11:58

Você pode usar essa mesma analogia para os números fracionários.

O número - \frac{1}{4} , por exemplo. Esse número ficará à esquerda do 0 ao ser representado na reta real.

Como o seu simétrico, \frac{1}{4}, é um número que fica entre 0 e 1, então - \frac{1}{4} é um número que fica entre -1 e 0.

Por analogia, conseguimos representar outras frações negativas.

A maior dificuldade que vi em muitos alunos adolescentes é que eles não sabiam, na verdade, calcular o valor decimal da fração correspondente (não tinham noção entre quais números uma determinada fração se situa), então não conseguiam posicionar tal fração na reta real fosse ela positiva ou negativa.
fraol
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?