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Equação 2º Grau!

Equação 2º Grau!

Mensagempor Jhosmy » Dom Jul 03, 2011 21:19

Na equação {2px}^{2} + 3pqx + 3q = 0, a soma das raízes é 9 e o produto 12. calcule p + q.

tenso esse exercício.

Saca esse aqui,

{2mx}^{2} -(3m +2 )x + 3 = 0 tenha raízes reais e desiguais.
Como assim desiguais? tenso.
Jhosmy
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Re: Equação 2º Grau!

Mensagempor luiz syncode » Dom Jul 03, 2011 22:31

baskara:
\\
x_1 = \frac{-b - \sqrt[]{b^2 - 4ac}}{2a} \\
x_2 = \frac{-b + \sqrt[]{b^2 - 4ac}}{2a}

onde para
a = 2p
b = 3pq
c = 3q

substituindo
\\
x_1 = \frac{-3pq - \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p} \\
x_2 = \frac{-3pq + \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p}

se
x_1 + x_2 = 9 \\e\\
x_1 * x_2 = 12

temos que
\\
\frac{-3pq - \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p} + \frac{-3pq + \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p}  = 9 \\
\frac{-3pq - \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p} * \frac{-3pq + \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p}  =  12
que é um sistema

simplificando temos:
\\
\frac{-6pq}{2*2p}  = 9 \\ e \\
(-3pq)^2 - ( (3pq)^2 - 4*2p*3q} )=  12 * (4p)^2
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
\\
\frac{-6pq}{2*2p}  = 9 \\ e \\
 4*2p*3q=  12 * (4p)^2
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
\\
\frac{-6pq}{2*2p}  = 9 \\ e \\
 4*2p*3q=  12 * (4p)^2
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
\\
\frac{-6pq}{2*2p}  = 9 \\ e \\
 2q= 16p

acho que pode continuar daqui.


para a proxima vc devera fazer algo semelhante, mas tendo em consideração que o delta de baskara deve ser obrigatoira mente positivo para ter 2 x reais. se for negativo, a raiz de numero negativo é complexa. e se for zero, vc só terá uma raiz tocando o eixo x.

O x_1 e o x_2 devem ser diferentes.

Bom estudo
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Re: Equação 2º Grau!

Mensagempor MarceloFantini » Seg Jul 04, 2011 06:35

Jhosmy, note que o primeiro sai facilmente pelas relações de Girard:

x_1 + x_2 = \frac{-b}{a} = \frac{-3pq}{2p} = 9 \iff q = -6

x_1 \cdot x_2 = \frac{c}{a} = \frac{3q}{2p} = 12 \iff p = \frac{q}{8} = \frac{-3}{4}

Portanto, p+q= -6 - \frac{3}{4} = - \frac{27}{4}

No segundo, com raízes desiguais eu imagino que ele queira apenas dizer que são distintas, ou seja x_1 \neq x_2. Basta calcular o discriminante e definir que ele seja maior ou igual a zero.
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Re: Equação 2º Grau!

Mensagempor Jhosmy » Seg Jul 04, 2011 13:05

Valeu mesmo pessoal.
ajudou muito.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?