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Álgebra: congruencias

Álgebra: congruencias

Mensagempor Caeros » Sáb Mar 19, 2011 18:34

Estou estudando o material que postei neste fórum e tenho algumas dúvidas:

Mostre que {x}^{2}+1\equiv0(mod8) não tem soluções:
Solução:
Para qualquer que seja x inteiro, temos:
x \equiv 0,1,2,3,4,5,6,7(mod8)\Rightarrow aqui entendo que é aplicada a propriedade que diz: "Sabemos que a \equiv b(modm) \Leftrightarrow a = b+mk, para algum k \in Z. Neste
caso b coincidirá com o resto da divisão euclidiana de "a " por "m ",se e somente, 0 \:\leq \:b\: <\: m"

logo,

{x}^{2}\:\equiv\:0,1,4,9,16,25,36,49(mod8) \Rightarrow aqui compreendo que foi aplicada a

propriedade que diz: "{a}^{n}\:\equiv\:{b}^{n}(mod\:m)

Daí,

{x}^{2}+1\equiv\:1,3,7,5,5,7,3,1(mod8) \Rightarrow já aqui não consigo compreender qual propriedade foi aplicada ou como chegou a estes valores???? :?: :?: :?: :?: :?: :?:

continuando:

Ou melhor

{x}^{2}+1\equiv\:1,3,5,7(mod8) :arrow: como não entendi anteriormente não entendi como estes valores provam a insolubilidade!!! :?: :?: :?: :?:

O que garante a insolubilidade de {x}^{2}+1\equiv0(mod8)
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Re: Álgebra: congruencias

Mensagempor Renato_RJ » Sáb Mar 19, 2011 20:56

Eu não consegui chegar neste resultado, veja o que eu fiz:

x^2 + 1 \equiv 0 (mod 8)

Mas montando as classes de equivalência módulo 8 ou sistema completo de resto módulo 8 para x teremos:

x =  \{0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7\}

Fazendo x^2 e usando a propriedade já citada, teremos:

x^2 = \{0, 1, 4, 9, 16, 25, 36, 49\}

Como estamos trabalhando com as classes de resto, teremos:

9 \equiv 1 (mod 8) \, \textrm{,} \, 16 \equiv 0 (mod 8) \, \textrm{,} \, 25 \equiv 1 (mod 8) \, \textrm{,} \, 36 \equiv 4 (mod 8) \, \textrm{e} \, 49 \equiv 1 (mod 8)

Logo teremos:

x^2 = \{0, 1, 4, 1, 0, 1, 4, 1\} \, \textrm{mas} \, 1 \equiv 1 (mod 8) \Rightarrow \, x^2 + 1 = \{1, 2, 5, 2, 1, 2, 5, 2\}

Então teremos:

x^2 + 1 \equiv 1, 2, 5 (mod 8)

Aqui você percebe que não há solução para x^2 + 1 \equiv 0 (mod 8), pois o resto da divisão será 1, 2 ou 5...

Não sei se estou certo, mas pela lógica, parece que sim... Se estou errando em algum lugar, gostaria de saber a onde (fiquei curioso)...
Editado pela última vez por Renato_RJ em Sáb Mar 19, 2011 22:59, em um total de 1 vez.
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Re: Álgebra: congruencias

Mensagempor Renato_RJ » Sáb Mar 19, 2011 22:57

Esse seu caso me lembrou a seguinte demonstração:

Provar que, qualquer que seja o inteiro ímpar a, o resto da divisão de a^2 por 8 é 1.

Solução:

Os restos possíveis da divisão de a por 8 são 1, 3, 5 ou 7 (chamamos isso de sistema reduzido de resíduo módulo 8, pois só estão nele os restos relativamente primos a 8).

Logo:

a \equiv 1, 3, 5, 7 (mod 8)

a^2 \equiv 1, 9, 25, 49 (mod 8)

Como 9 \equiv 1 (mod 8) \, \textrm{,} \, 25 \equiv 1 (mod 8) \, \textrm{e} \, 49 \equiv 1 (mod 8) teremos:

a^2 = 1, 1, 1, 1 (mod 8) \Rightarrow \, a^2 \equiv 1 (mod 8)

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Re: Álgebra: congruencias

Mensagempor Caeros » Dom Mar 20, 2011 00:38

Olá Renato, obrigado por colaborar,mas quem quer saber tem que perguntar:
estou começando a estudar este assunto, então vou lhe perguntar:
1) O que vc está dizendo com "classes de equivalência módulo 8"? sei que congruência é uma relação de equivalência, então vc está dizendo que x = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7} é o conjunto dos restos que se podem ter na divisão por 8 ou os valores que x pode assumir? Quer dizer estes números se relacionam com 8 por ser os retos relacionados a ele na divisão?

2) e o sistema completo de resto módulo 8 para x, então este é o conjunto de números que podem ser restos?

3) de onde saiu {x}^{2}+1\equiv\:1,3,7,5,5,7,3,1(mod8)? na resposta que postei pois tirei do material e se estiver errado tenho que corrigir a fonte ou seja onde consegui o material.
Mais uma vez obrigado está me ajudando bastante. :y:
Caeros
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Re: Álgebra: congruencias

Mensagempor Renato_RJ » Dom Mar 20, 2011 03:27

Caeros escreveu:Olá Renato, obrigado por colaborar,mas quem quer saber tem que perguntar:
estou começando a estudar este assunto, então vou lhe perguntar:
1) O que vc está dizendo com "classes de equivalência módulo 8"? sei que congruência é uma relação de equivalência, então vc está dizendo que x = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7} é o conjunto dos restos que se podem ter na divisão por 8 ou os valores que x pode assumir? Quer dizer estes números se relacionam com 8 por ser os retos relacionados a ele na divisão?


Caeros, concordo plenamente, se deseja saber tem mais é que perguntar !!!
Lembre-se que estamos tratando de divisão pelo algoritmo de Euclides, isto é, x = 8k + r, onde r é o resto.. As classes de equivalência na verdade são o que chamamos de partições, elas representam os restos das divisões por 8 (neste caso) então cada classe dessa é um conjunto separado, veja:
Quando falamos de classe 0, por exemplo, estamos falando de todos os números inteiros cuja a divisão por 8 dá resto zero, então 0 = {...,8,16,32,48,..} e quando falamos de classe 1 estamos falando do conjunto dos números inteiros cuja a divisão por 8 dá resto 1, então 1 = {...,9,17,33,49,..}.

Caeros escreveu:2) e o sistema completo de resto módulo 8 para x, então este é o conjunto de números que podem ser restos?


Exatamente, como eu disse anteriormente... Classe 3 significa todos os inteiros cuja a divisão por 8 tenha resto 3, então 3 = {...,11,19,35,51,..}.

Caeros escreveu:3) de onde saiu {x}^{2}+1\equiv\:1,3,7,5,5,7,3,1(mod8)? na resposta que postei pois tirei do material e se estiver errado tenho que corrigir a fonte ou seja onde consegui o material.
Mais uma vez obrigado está me ajudando bastante. :y:


Boa pergunta, eu também quero saber... Se me apresentassem esse problema sem a demonstração, eu teria feito do jeito que escrevi, eu também não entendi a onde o autor obteve esses números e sabe o que é mais interessante ?? Andei pesquisando na internet agora e vi um pdf onde o autor faz o mesmo exercício da mesma maneira, agora eu fiquei confuso, pois devo ter errado em algum lugar (ou no raciocínio da questão)... Vamos esperar o pessoal mais experiente (Luiz Aquino, Molina ou o Fantini) lerem a questão e postarem suas opiniões ou correções.

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Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42

Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?
2n \geq n+1 ,\forall n \in\aleph*
O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois 2.1 \geq 1+1
2°) Admitamos que P(k), k \in \aleph*, seja verdadeira:
2k \geq k+1 (hipótese da indução)
e provemos que 2(k+1) \geq (K+1)+1
Temos: (Nessa parte)
2(k+1) = 2k+2 \geq (k+1)+2 > (k+1)+1


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55

Boa noite Fontelles.

Não sei se você está familiarizado com o Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.

Ele dá uma equação, no caso:

2n \geq n+1, \forall n \in \aleph^{*}

E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:

2*1 \geq 1+1

Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que k seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para k+1.

\mbox{Suponhamos que P(k), }k \in \aleph^{*},\mbox{ seja verdadeiro:}
2k \geq k+1

\mbox{Vamos provar que:}
2(k+1) \geq (k+1)+1

Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.

Espero ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28

Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32

Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25

Boa tarde Fontelles!

Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.

O que temos que provar é isso: 2(k+1) \geq (k+1)+1, certo? O autor começou do primeiro membro:

2(k+1)= 2k+2

Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:

2k+2 \geq (k+1)+2

Que é outra verdade. Agora, com certeza:

(k+1)+2 > (k+1)+1

Agora, como 2(k+1) é \geq a (k+1)+2, e este por sua vez é sempre > que (k+1)+1, logo:

2(k+1) \geq (k+1)+1 \quad \mbox{(c.q.d)}

Inclusive, nunca é igual, sempre maior.

Espero (dessa vez) ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39

Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37

c.q.d. = como queriamos demonstrar =)


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33

Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05

Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04

MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.

Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa. :-D