• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Álgebra: congruencias

Álgebra: congruencias

Mensagempor Caeros » Sáb Mar 19, 2011 18:34

Estou estudando o material que postei neste fórum e tenho algumas dúvidas:

Mostre que {x}^{2}+1\equiv0(mod8) não tem soluções:
Solução:
Para qualquer que seja x inteiro, temos:
x \equiv 0,1,2,3,4,5,6,7(mod8)\Rightarrow aqui entendo que é aplicada a propriedade que diz: "Sabemos que a \equiv b(modm) \Leftrightarrow a = b+mk, para algum k \in Z. Neste
caso b coincidirá com o resto da divisão euclidiana de "a " por "m ",se e somente, 0 \:\leq \:b\: <\: m"

logo,

{x}^{2}\:\equiv\:0,1,4,9,16,25,36,49(mod8) \Rightarrow aqui compreendo que foi aplicada a

propriedade que diz: "{a}^{n}\:\equiv\:{b}^{n}(mod\:m)

Daí,

{x}^{2}+1\equiv\:1,3,7,5,5,7,3,1(mod8) \Rightarrow já aqui não consigo compreender qual propriedade foi aplicada ou como chegou a estes valores???? :?: :?: :?: :?: :?: :?:

continuando:

Ou melhor

{x}^{2}+1\equiv\:1,3,5,7(mod8) :arrow: como não entendi anteriormente não entendi como estes valores provam a insolubilidade!!! :?: :?: :?: :?:

O que garante a insolubilidade de {x}^{2}+1\equiv0(mod8)
Caeros
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 38
Registrado em: Seg Mai 25, 2009 19:01
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Álgebra: congruencias

Mensagempor Renato_RJ » Sáb Mar 19, 2011 20:56

Eu não consegui chegar neste resultado, veja o que eu fiz:

x^2 + 1 \equiv 0 (mod 8)

Mas montando as classes de equivalência módulo 8 ou sistema completo de resto módulo 8 para x teremos:

x =  \{0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7\}

Fazendo x^2 e usando a propriedade já citada, teremos:

x^2 = \{0, 1, 4, 9, 16, 25, 36, 49\}

Como estamos trabalhando com as classes de resto, teremos:

9 \equiv 1 (mod 8) \, \textrm{,} \, 16 \equiv 0 (mod 8) \, \textrm{,} \, 25 \equiv 1 (mod 8) \, \textrm{,} \, 36 \equiv 4 (mod 8) \, \textrm{e} \, 49 \equiv 1 (mod 8)

Logo teremos: