por sspmat61 » Qui Mar 10, 2011 15:16
"Um grupo de alunos de uma escola deveria visitar o Museu de Ciência e o Muse de História da cidade. Quarenta e oito alunos foram visitar pelos menos um desses museus. 20% dos que foram ao de Ciências visitaram o museu de História e 25% dos que foram ao de História visitaram também o de Ciência.
Calcule o número de alunos que visitaram os dois museus."
Na frase "Quarenta e oito alunos foram visitar pelo menos um desses museus." eu entendo que número de elementos de C + número de elementos de H - número de elementos da intersecção de C e H é igual a 48. E, se não fiz a coisa errada, numa planilha de excel, não achei parâmetros para que a resposta seja 6 alunos conforme o gabarito fornecido para esta questão.
O que estou fazendo de errado ??? Peço ajuda.
Abs,
Sérgio.
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por Fabricio dalla » Qui Mar 10, 2011 20:23
hahaha essa questao caiu na minha primeira prova discursiva o ano passado e eu tinha errado kkkk
mas vamos la:
a grande sacada dessa questão para poder resolve-la e perceber que os 20% do museu de ciencias e igual aos 25% do museu de historia
sendo assim :
numero de pessoas do museu de ciencias=x
numero de pessoas do museu de historia=y
W=numero de pessoas que visitam os 2 museus
(0,2x=0,25y=w)
x=0,25y/0,2. tem-se x=1,25y
entao fiz uma regra de 3 para achar w
x------->1,25y
0,2x------>W
tem-se w=0,25y
agora e so substituir
logo:. 0,8x + w + 0,75y =48
0,8(1,25y) + 0,25y + 0,75y = 48
y + y = 48
2y = 48,y=24
agora faz outra regra de 3 q acha a resposta
24 pessoas do museu de historia --------->100%
Z pessoas do museu de historia ----------->25%
Z =6
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por sspmat61 » Sex Mar 11, 2011 18:07
O grande lance é exatamente este. Ontem, com calma, discutindo a questão com uma colega, ela enxergou e eu não. Que raiva, hehehehe... Nem me toquei que os 20% de um seria igual aos 25% do outro.
Daí seria c/5=h/4. Tirando H em função de c vem c=5h/4. Logo C+H-H/4 é semelhante a 5H/4 + H - H/4 = 48. Resolvendo temos h=24. Resultando em H/4=6
Fiquei com raiva da bobeira que dei ao não perceber que o "x" da questão era reconhecer a igualdade das duas porcentagens. Hgf...
Obrigado pela participação.
Um forte abraço.
Sérgio.
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por Pedro123 » Sex Mar 11, 2011 20:50
Pois é ne fabricio, nao me lembre dessa questão, so a gente sabe a confusão que essa questão deu la no colégio hahuahushs
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por Abelardo » Sex Mar 11, 2011 22:43
Linda resolução! Consegui resolver, mas foi uma resolução mais demorada!
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simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
zig - Sex Set 23, 2011 13:57
![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}](/latexrender/pictures/19807748a214d3361336324f3e43ea9a.png)
![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}](/latexrender/pictures/3d7908e5b4e397bf635b6546063d9130.png)
Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
Vennom - Sex Set 23, 2011 21:41
zig escreveu:![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}](/latexrender/pictures/19807748a214d3361336324f3e43ea9a.png)
![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}](/latexrender/pictures/3d7908e5b4e397bf635b6546063d9130.png)
Rpz, o negócio é o seguinte:
Quando você tem uma potência negativa, tu deve inverter a base dela. Por exemplo:
Então pense o seguinte: a fração geratriz de 0,05 é

, ou seja, 1 dividido por 20 é igual a 0.05 . Sendo assim, a função final é igual a vinte elevado à meio.
Veja:
A raiz quadrada de vinte, você acha fácil, né?
Espero ter ajudado.
Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
fraol - Dom Dez 11, 2011 20:23
Nós podemos simplificar, um pouco,

da seguinte forma:

.
É isso.
Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
fraol - Dom Dez 11, 2011 20:24
Nós podemos simplificar, um pouco,

da seguinte forma:

.
É isso.
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