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Exercicio-Algebra elementar

Exercicio-Algebra elementar

Mensagempor Renks » Seg Fev 14, 2011 20:38

EX1)))A quarta potencia de A quarta potencia de \sqrt[]{1+\sqrt[]{1+\sqrt[]{1}}}

gabarito 3 + 2 \sqrt[]{2}


seguindo as propriedades de produtos notaveis (A+B+C)² = a²+b²+c²+2(AB+AC+BC)

MAs quando esta elevado a quarta me confundo se puder ajudar. thanks

EX2))) A diferença entre os quadrados de dois numeros naturais e 144, e a razao entre eles e 3/5. a soma desses dois numeros naturais e.

tentei sistema

- x²-y² = 144
- x/y = 3/5

x² - 2xy + y² = 144 entrei valores de x e y que sua soma nao bate com o gabarito,gostaria de ver a resoluçao deve ser alguma falha na atençao


gabarito 24
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Re: Exercicio-Algebra elementar

Mensagempor Molina » Seg Fev 14, 2011 22:47

Renks escreveu:EX2))) A diferença entre os quadrados de dois numeros naturais e 144, e a razao entre eles e 3/5. a soma desses dois numeros naturais e.

tentei sistema

- x²-y² = 144
- x/y = 3/5

x² - 2xy + y² = 144 entrei valores de x e y que sua soma nao bate com o gabarito,gostaria de ver a resoluçao deve ser alguma falha na atençao


gabarito 24

Boa noite.

A segunda questão você deve começar pela segunda informação do enunciado:

\frac{x}{y} = \frac{3}{5}

x = \frac{3y}{5}

Substitua agora o valor de x na primeira informação do enunciado:

x^2-y^2 = 144

Você irá encontrar o valor de y=15.

Substituindo este valor em alguma das duas equações você encontrará x=9.

Logo, a soma de x com y é 24.

Caso alguma passagem não de certo, informe!

Bom estudo, :y:
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Re: Exercicio-Algebra elementar

Mensagempor Molina » Seg Fev 14, 2011 23:10

Renks escreveu:EX1)))A quarta potencia de A quarta potencia de \sqrt[]{1+\sqrt[]{1+\sqrt[]{1}}}

gabarito 3 + 2 \sqrt[]{2}


seguindo as propriedades de produtos notaveis (A+B+C)² = a²+b²+c²+2(AB+AC+BC)

MAs quando esta elevado a quarta me confundo se puder ajudar. thanks

Boa noite.

Perceba que:

\sqrt{1+\sqrt{1+\sqrt{1}}}=\sqrt{1+\sqrt{1+1}}=\sqrt{1+\sqrt{2}}=(1+\sqrt{2})^{\frac{1}{2}}

Elevando isto a quarta potência, temos:

[(1+\sqrt{2})^{\frac{1}{2}} ]^4=(1+\sqrt{2})^{\frac{4}{2}} = (1+\sqrt{2})^2

Agora basta desenvolver este binômio e chegar na resposta correta.


:y:
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Re: Exercicio-Algebra elementar

Mensagempor Renks » Ter Fev 15, 2011 13:55

Perfeito. Muito obrigado
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?