• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Dúvida Questão de Lógica

Dúvida Questão de Lógica

Mensagempor RJ1572 » Sex Mai 21, 2010 11:15

Tês amigas decidiram organizar um desafio para definir qual delas era a melhor nadadora. Foram realizadas n competições, sendo atribuidos, em cada uma delas, a, b e c pontos para, respctivamente, a primeira, a segunda e a terceira colocação, não havendo possibilidade de empate em qualquer competição. Ao final do desafio, a vencedora acumulou 46 pontos, a que ficou em segundo lugar obteve 38 pontos e a última colocada conseguiu 37 pontos. sendo a, b, c números inteiros e positivos, um valor possível de n é ???

Alguém pode me ajudar com a resolução?

Segundo o gabarito a resposta é 11.

Obrigado.
RJ1572
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Fev 26, 2010 13:00
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Dúvida Questão de Lógica

Mensagempor Douglasm » Sex Mai 21, 2010 18:17

Olá RJ1572. Para resolver essa questão basta observarmos a divisão de pontos:

1ª colocada: x.a + y.b + z.c = 46 pontos
2ª colocada: x'.a + y'.b + z'.c = 38 pontos
3ª colocada: x''.a + y''.b + z''.c = 37 pontos

É evidente que (x + x' + x'') = n (assim como os respectivos y e z), pois existe um número de n de disputas em que só houve um vencedor. Deste modo, somando todas essas equações, encontramos:

n . (a + b + c) = 121

Agora devemos nos atentar ao fato de que n, assim como a, b e c, é um valor inteiro. Por conta disso, n é algum submúltiplo de 121. Fatorando 121, vemos que ele só pode ser fatorado como 11 x 11 ou 121 x 1. Sendo assim, n pode ser 1, 11 ou 121. Creio que n = 1 é descartado pelo problema, pois a rigor foram realizadas competições. No caso de n = 121, nós teríamos (a + b + c) = 1, o que contraria a afirmação inicial do problema que diz que a, b e c são inteiros e positivos. Desta forma, n = 11.

Até a próxima.
Avatar do usuário
Douglasm
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 270
Registrado em: Seg Fev 15, 2010 10:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)