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[Valor Desconhecido em Uma Sentença] O Caso do Hotel

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Mensagempor ShadowOnLine » Sex Ago 25, 2017 00:37

Enunciado:
Durante uma viagem, um ônibus parou num hotel para os passageiros pernoitarem.
A diária dos homens custou o dobro da diária das mulheres, e estas pagaram o triplo da diária das crianças.
A despesa final foi de R$ 1.950,00.
Sabendo-se que eram 20 homens, 15 mulheres e 30 crianças, deseja-se saber quanto pagou cada criança, cada mulher e cada homem.






Resolução:
Chamaremos de "a" o valor pago pelas crianças, assim teremos que as mulheres pagaram "3a" que é triplo do valor das crianças, e os homens pagaram "6a" que é o dobro do valor das mulheres, e temos a expressão:

a + 3a + 6a



O enunciado ainda informa o número de pessoas, que eram 30 crianças, 15 mulheres e 20 homens. E aqui podemos inserir esses valores na expressão acima, e daí propomos:

30a + 15*3a + 20*6a



Igualando a expressão ao valor total, e seguindo para a resolução, calculamos:

30a + 15*3a + 20*6a = 1950

30a + 45a + 120a = 1950

195a = 1950

a = 1950 / 195

a = 10



Então cada criança pagou R$ 10,00 e cada mulher pagou R$ 30,00 e cada homem pagou R$ 60.

Como havia 30 crianças, 15 mulheres e 20 homens, confirmamos:

10 x 30 crianças = 300
30 x 15 mulheres = 450
60 x 20 homens = 1200

Confirmando o total gasto: R$ 1.950,00
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Re: [Valor Desconhecido em Uma Sentença] O Caso do Hotel

Mensagempor DanielFerreira » Sex Ago 25, 2017 22:46

Olá! Não ficou clara a pretensão do tópico, mas a resolução está correta!
"Sabedoria é saber o que fazer;
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Re: [Valor Desconhecido em Uma Sentença] O Caso do Hotel

Mensagempor ShadowOnLine » Sex Ago 25, 2017 23:15

Na verdade, eu tinha uma dúvida, mas enquanto eu escrevia a minha resolução - e aquela do outro tópico - eu entendi o que estava acontecendo, e como já havia digitado, resolvi enviar, imaginando que a resolução poderia ajudar alguém de alguma forma.

:-D :-D :-D
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Re: [Valor Desconhecido em Uma Sentença] O Caso do Hotel

Mensagempor DanielFerreira » Sex Ago 25, 2017 23:40

Certamente, irá ajudar alguém!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?



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