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[Valor Desconhecido em Uma Sentença] Qual Resolução Correta?

[Valor Desconhecido em Uma Sentença] Qual Resolução Correta?

Mensagempor ShadowOnLine » Qua Ago 23, 2017 22:09

Enunciado
Um pai deseja distribuir R$ 11,50 entre seus três filhos.
Quer dar R$ 1,00 a mais para Mauro do que para Beto e R$ 1,50 a mais para Beto do que para Chico.
Quanto deve receber cada um?




Resolução 01
Para resolver esse enunciado, o estudante considerou o valor de Chico como sendo "x", o valor de Beto como sendo "x+1,5" - que é o valor de Chico mais R$ 1,5 - e considerei o valor de Mauro como sendo "x+1,5+1" - que é o valor de Beto mais R$ 1,00.

11,5 = x + x+1,5 + x+1,5 +1
11,5 = 3x + 4
11,5 - 4 = 3x
7,5 = 3x
2,5 = x
x = 2,5

De onde concluímos que Chico recebeu R$ 2,50 e Beto recebeu R$ 4,00 e Mauro recebeu R$ 5,00 totalizando o valor que o pai desejou distribuir, pois substituindo "x" temos:
11,5 = 2,5 + 2,5+1,5 + 2,5+1,5 +1
11,5 = 7,5 + 4
11,5 = 11,5





Resolução 02
Para resolver esse enunciado, o estudante considerou valor de Chico como sendo "x", o valor de Beto como sendo "x+1,5" - que é o valor de Chico mais R$ 1,5 - e, por uma falha no pensamento na hora de traduzir o enunciado para a linguagem algébrica, o estudante considerou o valor de Mauro como sendo "x+1" apenas.

11,5 = x + x+1,5 + x +1
11,5 = 3x + 2,5
11,5 - 2,5 = 3x
9 = 3x
3 = x
x = 3

De que agora concluímos que Chico recebeu R$ 3 e Beto recebeu R$ 4,50 e Mauro recebeu R$ 4,00 totalizando o valor que o pai desejou distribuir, pois substituindo "x" temos:
11,5 = x + x+1,5 + x+1
11,5 = 3 + 3+1,5 + 3 +1
11,5 = 11,5





Conclusão
Apesar de em ambas as resoluções os valores encontrados se verifiquem quando substituímos "x", apenas a Solução 01 é a correta. Veja que nela Mauro recebeu R$ 5,00 que é justamente um real a mais do que Beto. Mas na Solução 02, apesar da conta algébrica fechar, Mauro acaba recebendo menos dinheiro do que Beto, o que definitivamente não era o desejo do pai.
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Re: [Valor Desconhecido em Uma Sentença] Qual Resolução Corr

Mensagempor DanielFerreira » Sex Ago 25, 2017 22:50

Isto. Resolução 1!
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habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?