• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Álgebra Elementar] Se x=a.y/b, y=? Um pouco mais complicado

[Álgebra Elementar] Se x=a.y/b, y=? Um pouco mais complicado

Mensagempor Zicra » Qua Mar 30, 2016 18:47

Contextualizando:
Fator de risco é um elemento que, quando presente, eleva as probabilidades de ocorrência de determinado evento adverso. A probabilidade relativa de um paciente vir a ‘morrer do coração’ (ou, mais elegantemente, desenvolver um evento cardiovascular aterosclerótico fatal) nos próximos 10 anos foi estabelecida pelas Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) e Sociedade Europeia para Prevenção e Reabilitação Cardiovascular (EACPR). Esta fórmula considera diversos fatores de risco, como a idade, o sexo, a tensão arterial, as concentrações de colesterol e o tabagismo. Cada um destes fatores altera muito significativamente o risco do paciente. Alguns deles não podem ser alterados (idade e sexo), de tal forma que o investimento médico deverá concentrar-se naqueles modificáveis (controlar a tensão arterial, o colesterol e, principalmente, deixar de fumar). O resultado aparece na forma de percentagem, que é traduzida para o paciente com termos como ‘baixo risco’, ‘risco moderado’, ‘risco alto’ ou ‘risco muito alto’. Com base nestes termos, foram criadas tabelas com cores (desde o verde ‘tudo OK’, até o vermelho escuro ‘cuidado lá!’). Como médico (e como paciente!), tenho dificuldade em avaliar a diferença entre estes termos ou as suas cores. Há, no entanto um conceito que se percebe bem: a idade dos seus vasos sanguíneos. Se o meu médico me disser ‘Você tem 50 anos, mas os seus vasos têm 58 anos. Deixe de fumar!’, eu, provavelmente, largaria o tabaco.

A Questão:
Se o risco cardiovascular é dado pela fórmula:

x=((1-?e^(-((?-e?^(-a) )?((y-g)^c ) ) )?^(e^h )/?e^(-((?-e?^(-a) )?((y-b)^c ) ) )?^(e^h ) )+(1-?e^(-((?-e?^(-d) )?((y-g)^f ) ) )?^(e^i )/?e^(-((?-e?^(-d) )?((y-b)^f ) ) )?^(e^i ) ) )?100

quanto é y?

y=?

Eu não consegui utilizar o editor de fórmulas. Em anexo, um documento do Word com a fórmula mais bem apresentada. Desculpem lá!
Zicra
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Mar 30, 2016 17:38
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Medicina
Andamento: formado

Re: [Álgebra Elementar] Se x=a.y/b, y=? Um pouco mais compli

Mensagempor adauto martins » Sex Abr 08, 2016 11:21

meu caro zicra,
vc poderia me informar sobre o site q. eu encontro essa equaçao para poder entender e transcreve-la para o latex,e caso de,resolve-la pra vc...no mais obrigado,
adauto martins
adauto martins
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1171
Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
Formação Escolar: EJA
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando

Re: [Álgebra Elementar] Se x=a.y/b, y=? Um pouco mais compli

Mensagempor Zicra » Dom Abr 10, 2016 11:19

Caro Adauto Martins

Obrigado pela sua resposta. Pensei ter anexado um documento do Word, na primeira mensagem. Vou anexar um jpeg com a tal fórmula e me certificar de que ela vai com a mensagem. Caso perceba o meu insucesso, arranjo maneira de fazer chegar esta informação a este tread.

Risco.jpg
Arquivo jpeg com a fórmula do risco.


Obrigado, desde já.

Zicra
Zicra
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Mar 30, 2016 17:38
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Medicina
Andamento: formado

Re: [Álgebra Elementar] Se x=a.y/b, y=? Um pouco mais compli

Mensagempor adauto martins » Seg Abr 11, 2016 16:28

primeiramente vamos simplificar essa equaçao...creio q. a,b,c,d,f,g,h,i sejam parametros constantes e e seja a exponencial neperiano(e=2.71...)...entao:
X=(x/100)=1-{e}^{({-e}^{-a}((y-b)/(y-g)^c)e^h}+1-{e}^{({-e}^{-d}((y-b)/(y-g)^f)e^i}...daqui é obter y=f(x)...nesse caso:
X-2=-{e}^{(e^{(d-a)(({(y-b)/(y-g)}^{(f-c))e^{(i-h)}},aqui propriedades da exponencial...agora e usar as propriedades do logaritmo...
ln(X-2)=-ln(e^{(...)})=-(...)...ln(X-2)=-ln(e^{(...)})=-(...) e dai meu zicra e usar as propriedades algebricas comuns(+,-,.,/) e substituir x por (a/b)y e encontrar y,e´ calculo pacas(muita conta)...
adauto martins
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1171
Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
Formação Escolar: EJA
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando

Re: [Álgebra Elementar] Se x=a.y/b, y=? Um pouco mais compli

Mensagempor Zicra » Seg Abr 11, 2016 17:56

Caro Adauto Martins

Obrigado, mais uma vez. Você assumiu corretamente. 'e' aparece como a constante de Napier. Tinha noção de que essa solução, apesar de possível, não era simples. Os meus conhecimentos de matemática, no entanto, ficam aquém dos logaritmos e exponenciais. Para chegar a esta equação, vários passos são dados. Vou ver se consigo chegar à solução através de cada etapa.

Um abraco!

Zicra
Zicra
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Mar 30, 2016 17:38
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Medicina
Andamento: formado


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)