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[Fatoração] O que estou fazendo de errado?

[Fatoração] O que estou fazendo de errado?

Mensagempor giancarlo_vanitelli » Ter Nov 25, 2014 16:22

Estudei todos os produtos notáveis, estudei o trinômio de Stewin, estudei um pouco como fatorar através do método de completar quadrados, porém mesmo assim há inúmeras fatorações que não faço ideia de como começar a resolver, parece que o que aprendi não é suficiente e tem algo a mais que sempre fica faltando nessa matéria (fatoração). Segue minhas tentativas de resolução de dois exercícios, peço por gentileza que apontem o que estou fazendo de errado.

Ex1) x²-4a²+6x+12a
= x(x+6)-4a(a-3)
=(x+6)(x-4)(a-3) < Minha resposta

Resposta informada no gabarito> (x+2a)(x-2a+6)

Ex2) a²-4b²+8a+12b+7
= a(a+8)-4b(b-3)+7
= (a+8)(b-3)(a-4b+7) < Minha resposta

Resposta informada no gabarito> (a+2b+1)(a-2b+7)

O que eu devo estudar para resolver este tipo de fatoração?

Desde já agradeço.
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Re: [Fatoração] O que estou fazendo de errado?

Mensagempor nakagumahissao » Qua Nov 26, 2014 11:58

Exemplo 1:

x^{2}-4a^{2}+6x+12a

Nesta primeira, podemos observar a presença de x ao quadrado e 'a' ao quadrado. Percebemos também que esta primeira parte:

x^{2}-4a^{2}

se parece muito com o formato:

(x + u)(x - u) = x^{2} - u^{2}

Assim, para sabermos o valor de 'u' acima, bastará que façamos:

u^{2} = 4a^{2} \Rightarrow u = \pm \sqrt[]{4a^{2}} = \pm |2a| = \pm 2a

Logo, para esta primeira parte:

x^{2} - 4a^{2} = (x - 2a)(x+2a)

Para a segunda parte,

6x+12a = 6(x + 2a)

Juntando tudo, temos:

(x - 2a)(x+2a) + 6(x + 2a)

Como (x + 2a) aparece duas vezes, podemos colocá-lo em evidência para termos:

(x+2a)[(x - 2a) + 6] = (x+2a)(x - 2a + 6)

Que é a resposta desejada para este primeiro exemplo.
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Re: [Fatoração] O que estou fazendo de errado?

Mensagempor nakagumahissao » Qua Nov 26, 2014 16:14

Para a situação do

a^{2} - 4b^{2} + 8a + 12b + 7

Note que:
a^{2} - 4b^{2}  = (a-2b)(a+2b)

e que 7 somente poderá ser produzido por 7 vezes 1. Assim

a^{2} - 4b^{2} + 8a + 12b + 7 = (a - 2b + 1)(a+2b+7)

ou

a^{2} - 4b^{2} + 8a + 12b + 7 = (a+2b+1)(a - 2b + 7)

tanto faz.
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Re: [Fatoração] O que estou fazendo de errado?

Mensagempor giancarlo_vanitelli » Qua Nov 26, 2014 18:36

Obrigado Nakagumahissao,
há algum método a ser utilizado nesse tipo de fatoração (2° caso) ou o mesmo apenas pode resolvido através da logica msm? Tenho bastante dificuldade neste tipo de fatoração.
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Re: [Fatoração] O que estou fazendo de errado?

Mensagempor nakagumahissao » Qua Nov 26, 2014 19:28

Não veja uma forma mais fácil a não ser um pouco de criatividade em cada situação dessas.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?