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Última mensagem por Janayna
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por giancarlo_vanitelli » Ter Nov 25, 2014 16:22
Estudei todos os produtos notáveis, estudei o trinômio de Stewin, estudei um pouco como fatorar através do método de completar quadrados, porém mesmo assim há inúmeras fatorações que não faço ideia de como começar a resolver, parece que o que aprendi não é suficiente e tem algo a mais que sempre fica faltando nessa matéria (fatoração). Segue minhas tentativas de resolução de dois exercícios, peço por gentileza que apontem o que estou fazendo de errado.
Ex1) x²-4a²+6x+12a
= x(x+6)-4a(a-3)
=(x+6)(x-4)(a-3) < Minha resposta
Resposta informada no gabarito> (x+2a)(x-2a+6)
Ex2) a²-4b²+8a+12b+7
= a(a+8)-4b(b-3)+7
= (a+8)(b-3)(a-4b+7) < Minha resposta
Resposta informada no gabarito> (a+2b+1)(a-2b+7)
O que eu devo estudar para resolver este tipo de fatoração?
Desde já agradeço.
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por nakagumahissao » Qua Nov 26, 2014 11:58
Exemplo 1:
Nesta primeira, podemos observar a presença de x ao quadrado e 'a' ao quadrado. Percebemos também que esta primeira parte:
se parece muito com o formato:
Assim, para sabermos o valor de 'u' acima, bastará que façamos:
Logo, para esta primeira parte:
Para a segunda parte,
Juntando tudo, temos:
Como (x + 2a) aparece duas vezes, podemos colocá-lo em evidência para termos:
Que é a resposta desejada para este primeiro exemplo.
Eu faço a diferença. E você?
Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
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por nakagumahissao » Qua Nov 26, 2014 16:14
Para a situação do
Note que:
e que 7 somente poderá ser produzido por 7 vezes 1. Assim
ou
tanto faz.
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por giancarlo_vanitelli » Qua Nov 26, 2014 18:36
Obrigado Nakagumahissao,
há algum método a ser utilizado nesse tipo de fatoração (2° caso) ou o mesmo apenas pode resolvido através da logica msm? Tenho bastante dificuldade neste tipo de fatoração.
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giancarlo_vanitelli
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por nakagumahissao » Qua Nov 26, 2014 19:28
Não veja uma forma mais fácil a não ser um pouco de criatividade em cada situação dessas.
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Polinômios
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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