por b_afa » Sex Nov 15, 2013 19:25
Ultimamente tenho tido dificuldades com essa matéria e isso está me impedindo de avançar nos conteúdos,o problema é que eu não acho uma teoria boa em lugar nenhum!
Eu sei as operações básicas:adição,subtração,divisão,potenciação,radiciação e etc.O problema é que eu não consigo aplicar isso nas expressões algébricas!
Por exemplo,em:

Eu não sei resolver porque não sei como isolar o t...Ele está elevado a um número e está negativo,deveria passa-lo para o outro lado como? Multiplicando? Dividindo? Sem fazer nada?
E o pior é que eu não acho nenhum material que explique isso,deve ser um negócio muito básico mesmo,estou me sentindo um retardado!
Outro exemplo de expressão é:

Eu não sei resolver esse tipo de coisa,na resolução o cara fez:

Eu entendi quando ele tirou a raiz,mas não entendi porque o 4 que era denominador do Q² virou numerador do 9!
Enfim,meu problema na maior parte são essas expressões elevadas a algo e que envolvem soma,adição,potência e etc,não sei qual operação prevalece.
Se puderem me ajudar,mesmo me mandando um link com esse tipo de expressão resolvida vocês estarão contribuindo muito,sério mesmo!
Obrigado!
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b_afa
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por nakagumahissao » Sáb Nov 16, 2013 01:17
Procure por potenciação e Logaritmos. Conhecendo a fundo estes dois tópicos do ensino médio, lhe dará o suporte necessário para resolver estes tipos de problemas que mencionou.
Em bibliotecas e até mesmo na internet, você vai poder encontrar livros como os do Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Carlos Murakami, Fundamentos de Matemática Elementar Volume 2, 3a. Edição, Editora Atual ou ainda em Matemática Aula por Aula - Ensino Médio - Volume Único, Benigno Barreto Filho e Cláudio Xavier da Silva, Editora FTD. Existem outros também muito bons como o do Gelson Iezzi, Matemática Volume Único , etc. Na internet, você vai também achar milhares de sites que podem explicar bem esses tópicos como o site do somatematica.
Espero que lhe ajude.
Eu faço a diferença. E você?
Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
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por LuizAquino » Sáb Nov 16, 2013 07:36
No canal do Nerckie (
http://www.youtube.com/Nerckie) você tem centenas de videoaulas sobre Matemática. Em relação a primeira equação que você escreveu, procure pela videoaula "Matemática - Aula 12 - Equação Exponencial" e tente resolvê-la. Se você continuar com dúvidas, volte a postar aqui no Fórum.
Quanto a segunda equação, note que:



Agora tente continuar a partir daí.
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por b_afa » Sáb Nov 16, 2013 10:17
Já assisti algumas aulas do nerckie mas vou continuar procurando mais coisas.Com relação aos livros,eu tenho o FME do Iezzi,tenho uns 3,incluindo o Vol 2,só que é 9ª edição,vou ver se encontro a terceira na internet.Estou baixando esse "Matemática Aula por Aula",espero que ajude.
Obrigado pelas dicas,se tiverem mais alguma de livros ou algum site com resoluções de problemas parecidos eu agradeço.
Valeu!
(Consegui entender a segunda resolução,valeu!)
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por b_afa » Sáb Nov 16, 2013 10:30
Puta merda,esse livro foi feito com método "Paulo Freire",um dos seres mais nojentos e desprezíveis que já pisou nessa terra.
Vou tentar estudar com ele,espero que não seja uma bosta! kk
*Estou baixando também o "Matemática Volume Único" do Iezzi,nem sabia que existia,deve ser bom...
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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