• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quadrado da raiz quadrada

Re: Quadrado da raiz quadrada

Mensagempor thadeu » Qua Nov 25, 2009 16:56

Rodrigo, eu só gostaria de saber em qual livro você leu isso?
thadeu
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Out 19, 2009 14:05
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: formado

Re: Quadrado da raiz quadrada

Mensagempor Rodriguinho » Qua Nov 25, 2009 17:42

Eu li em algum livro, há muitos anos atrás, quando decidi me interessar em entender essas propriedades a fundo. Só não me lembro qual. Mas não precisa estar em livro nenhum pra ser dado como certo. Você mesmo pode escrever algo que não está em livro nenhum, mas se estiver certo, está certo e ponto final. Basta usar o raciocínio.

Me parece que você concorda com o fato de que, supondo que a é um número real positivo, \sqrt{-a}=i\cdot\sqrt{a}, não é? Muito bem, isso é verdade mesmo, e isso deve ser bem fácil de comprovar em livros, se você quiser.

Então, já que isso é verdade, se fizermos a e b números reais positivos, as oito identidades a seguir são todas verdadeiras:

1) \sqrt{a}\cdot\sqrt{b}=\sqrt{ab}
2) \sqrt{-a}\cdot\sqrt{b}=i\cdot\sqrt{a}\cdot\sqrt{b}=i\sqrt{ab}
3) \sqrt{a}\cdot\sqrt{-b}=\sqrt{a}\cdot i\cdot\sqrt{b}=i\sqrt{ab}
4) \sqrt{-a}\cdot\sqrt{-b}=i\cdot\sqrt{a}\cdot i\cdot\sqrt{b}=(i)^2\cdot\sqrt{a}\cdot\sqrt{b}=(-1)\cdot\sqrt{ab}=-\sqrt{ab}

5) \sqrt{(a)\cdot (b)} = \sqrt{ab}
6) \sqrt{(-a)\cdot (b)} = \sqrt{-ab} = i\sqrt{ab}
7) \sqrt{(a)\cdot (-b)} = \sqrt{-ab} = i\sqrt{ab}
8) \sqrt{(-a)\cdot (-b)} = \sqrt{ab}

Pode conferir uma por uma, tá tudo certinho. Você está vendo que as expressões (1) e (5) são iguais, as expressões (2) e (6) são iguais, as expressões (3) e (7) são iguais, mas as expressões (4) e (8) NÃO são iguais.

Só pra não perder o foco: com isso, estou mostrando que a propriedade \sqrt{ab}=\sqrt{a}\cdot\sqrt{b} não vale quando a<0 e b<0 simultaneamente. Por consequência, \sqrt{-5}\cdot\sqrt{-5}=-5.

Acho que agora você deve ter se convencido. :y:
Rodriguinho
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Nov 25, 2009 00:42
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Quadrado da raiz quadrada

Mensagempor Rodriguinho » Sex Nov 27, 2009 19:13

Bom, pra que este tópico não perca o foco, reuni as dúvidas iniciais deixadas pelo liam gallager, no primeiro post desse tópico:

liam gallagher escreveu:A questão é: porque (\sqrt{a})^2=a ?

Porque a raiz de um número real, quando elevada ao quadrado, sempre retorna o mesmo número, seja ele positivo ou negativo. Veja:
Supondo a real positivo, temos que \sqrt{-a}=i\cdot\sqrt{a}, onde i é a unidade imaginária, e assim:
(\sqrt{a})^2=\sqrt{a}\cdot\sqrt{a}=a
e:
(\sqrt{-a})^2=(i\cdot\sqrt{a})^2=(i\cdot\sqrt{a})\cdot(i\cdot\sqrt{a})=(i)^2\cdot(\sqrt{a})^2=(-1)\cdot(a)=-a

liam gallagher escreveu:Porque não posso usar a propriedade aqui e fazer \sqrt{-5}*\sqrt{-5}= \sqrt{(-5)*(-5)}=\sqrt{25}=5?

Porque, embora pouca gente saiba, essa propriedade não pode ser aplicada sempre; ela tem uma restrição. Ela não vale quando o radicando é negativo. Veja:
Supondo a real positivo, temos que:
\sqrt{-a}\cdot\sqrt{-a}=i\cdot\sqrt{a}\cdot i\cdot\sqrt{a}=(i)^2\cdot(\sqrt{a})^2=(-1)\cdot(a)=-a
e:
\sqrt{(-a)\cdot(-a)}=\sqrt{a^2}=a

liam gallagher escreveu:Ou mesmo, porque não usar outra propriedade, \sqrt{a}=a^{1/2}
De forma que (\sqrt{a})^2=a^{(1/2)*2}=a^{2*(1/2)}=\sqrt{a^2}=|a| ?

Porque essa propriedade é um caso particular da propriedade (x^b)^c=(x^c)^b, que só é válida para determinados valores de x, b e c.
Nesse caso, com b=2 e c=1/2, essa propriedade só é válida se x>0. Mas em outros casos, ela é válida para x qualquer, como por exemplo, com b=3 e c=1/3.

Agora sim, espero ter ajudado!! :-D
Rodriguinho
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Nov 25, 2009 00:42
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Anterior

Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

 



Assunto: [calculo] derivada
Autor: beel - Seg Out 24, 2011 16:59

Para derivar a função

(16-2x)(21-x).x

como é melhor fazer?
derivar primeiro sei la, ((16-2x)(21-x))' achar o resultado (y)
e depois achar (y.x)' ?


Assunto: [calculo] derivada
Autor: MarceloFantini - Seg Out 24, 2011 17:15

Você poderia fazer a distributiva e derivar como um polinômio comum.


Assunto: [calculo] derivada
Autor: wellersonobelix - Dom Mai 31, 2015 17:26

Funciona da mesma forma que derivada de x.y.z, ou seja, x'.y.z+x.y'.z+x.y.z' substitui cada expressão pelas variáveis e x',y' e z' é derivada de cada um


Assunto: [calculo] derivada
Autor: wellersonobelix - Dom Mai 31, 2015 17:31

derivada de (16-2x)=-2
derivada de (21-x)=-1
derivada de x=1
derivada de (16-2x)(21-x)x=-2.(21-x)x+(-1).(16-2x)x +1.(16-2x)(21-x)