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[DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

[DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor invader_zim » Seg Fev 11, 2013 14:54

Olá! Não sei se este é o local correto para postar este tipo de dúvida, mas lá vai:

Estou procurando por um bom livro de matemática do ensino fundamental que cubra todos
os tópicos da matemática básica e que traga as respostas dos exercícios propostos.
Quero um livro (ou coleção) que ensine matemática mesmo; quero um livro que apresente
os teoremas e que traga junto as demonstrações.

Se alguém tiver uma boa dica, estou aguardando.
invader_zim
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor alex_08 » Seg Fev 11, 2013 18:09

Um bom livro de matemática que eu estudo até hoje, é de um nível muito bom " QUESTÕES DE MATEMÁTICA " do autor Manoel Jairo Bezerra.

espero ter ajudado.

Bons estudos,

Alex Sandro - Licenciatura de Matemática - UFF
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor invader_zim » Seg Fev 11, 2013 19:00

Obrigado, alex_08!

Conheço esse livro. Ele é realmente muito bom, mas é um livro mais voltado para exercícios; com pouca teoria.
Procuro um livro que seja bastante teórico e completo.
invader_zim
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor alex_08 » Ter Fev 12, 2013 09:17

Tem uma coleção chamada " A CONQUISTA DA MATEMÁTICA " muito boa que vai da 5 a 9 série, e outro livro muito bom também é o TQM - teste e questões de matemática do autor " ROBERTO ÁVILA ". Tenha um ótimo estudos e sucesso em sua caminhada.

Abraços,

Alex Sandro - Matemática - UFF
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor DanielFerreira » Ter Fev 12, 2013 11:13

Se me permitem, acrescento à lista a coleção do Iezzi (Fundamentos de Matemática Elementar). São 11 volumes!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor invader_zim » Ter Fev 12, 2013 11:27

Obrigado, danjr5,

mas a coleção do Iezzi aborda mais assuntos do ensino médio que fundamental.
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor DanielFerreira » Ter Fev 12, 2013 11:55

Ok!

Além da coleção já mencionada pelo Alex - A Conquista da Matemática, acrescento, também do Iezzi, Matemática e Realidade.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor invader_zim » Ter Fev 12, 2013 17:07

Valeu, danjr5!

Busquei informações sobre essa coleção (matemática e realidade) do Iezzi e gostei bastante.

Você a tem? Sabe se ela acompanha um manual com as respostas dos exercícios?
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor DanielFerreira » Ter Fev 12, 2013 17:23

Invander_zim,
boa tarde!
Não tenho. Não sei!

Quando era explicador de matemática no bairro em que morei, os alunos eram de escolas particulares e a maioria deles traziam essa bibliografia - solicitada pela escola. Aprendi bastante com ela (coleção) [risos]!
Editado pela última vez por DanielFerreira em Ter Fev 12, 2013 18:04, em um total de 1 vez.
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor alex_08 » Ter Fev 12, 2013 18:01

Bem lembrado, danjr5! essa coleção (matemática e realidade) do Iezzi é muito boa.

Abraços!!
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.