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[DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

[DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor invader_zim » Seg Fev 11, 2013 14:54

Olá! Não sei se este é o local correto para postar este tipo de dúvida, mas lá vai:

Estou procurando por um bom livro de matemática do ensino fundamental que cubra todos
os tópicos da matemática básica e que traga as respostas dos exercícios propostos.
Quero um livro (ou coleção) que ensine matemática mesmo; quero um livro que apresente
os teoremas e que traga junto as demonstrações.

Se alguém tiver uma boa dica, estou aguardando.
invader_zim
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor alex_08 » Seg Fev 11, 2013 18:09

Um bom livro de matemática que eu estudo até hoje, é de um nível muito bom " QUESTÕES DE MATEMÁTICA " do autor Manoel Jairo Bezerra.

espero ter ajudado.

Bons estudos,

Alex Sandro - Licenciatura de Matemática - UFF
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor invader_zim » Seg Fev 11, 2013 19:00

Obrigado, alex_08!

Conheço esse livro. Ele é realmente muito bom, mas é um livro mais voltado para exercícios; com pouca teoria.
Procuro um livro que seja bastante teórico e completo.
invader_zim
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor alex_08 » Ter Fev 12, 2013 09:17

Tem uma coleção chamada " A CONQUISTA DA MATEMÁTICA " muito boa que vai da 5 a 9 série, e outro livro muito bom também é o TQM - teste e questões de matemática do autor " ROBERTO ÁVILA ". Tenha um ótimo estudos e sucesso em sua caminhada.

Abraços,

Alex Sandro - Matemática - UFF
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor DanielFerreira » Ter Fev 12, 2013 11:13

Se me permitem, acrescento à lista a coleção do Iezzi (Fundamentos de Matemática Elementar). São 11 volumes!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor invader_zim » Ter Fev 12, 2013 11:27

Obrigado, danjr5,

mas a coleção do Iezzi aborda mais assuntos do ensino médio que fundamental.
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor DanielFerreira » Ter Fev 12, 2013 11:55

Ok!

Além da coleção já mencionada pelo Alex - A Conquista da Matemática, acrescento, também do Iezzi, Matemática e Realidade.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor invader_zim » Ter Fev 12, 2013 17:07

Valeu, danjr5!

Busquei informações sobre essa coleção (matemática e realidade) do Iezzi e gostei bastante.

Você a tem? Sabe se ela acompanha um manual com as respostas dos exercícios?
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor DanielFerreira » Ter Fev 12, 2013 17:23

Invander_zim,
boa tarde!
Não tenho. Não sei!

Quando era explicador de matemática no bairro em que morei, os alunos eram de escolas particulares e a maioria deles traziam essa bibliografia - solicitada pela escola. Aprendi bastante com ela (coleção) [risos]!
Editado pela última vez por DanielFerreira em Ter Fev 12, 2013 18:04, em um total de 1 vez.
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Re: [DICA] Livro de Matemática Ensino Fundamental

Mensagempor alex_08 » Ter Fev 12, 2013 18:01

Bem lembrado, danjr5! essa coleção (matemática e realidade) do Iezzi é muito boa.

Abraços!!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?