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fatoração de Polinômio fatoração de agrupamento

fatoração de Polinômio fatoração de agrupamento

Mensagempor Estudante13 » Sex Nov 09, 2012 22:52

Bem eu acho que aki é para escrever as duvidas rsrs, primeiro queria agradecer o Cleyson007, rsrs
segundo, vou postar aki minhas duvidas rsrs
Bem meu professor não explica direito e msm eu perguntando na sala de aula uma nova explicação, eu não consigo entender esse assunto rsrs fatoração de Polinômio fatoração de agrupamento,
no livro da escola tem uns exemplos principais, que eu suponho que se eu souber os exemplos eu sei fazer as contas que ele ira passar nas provas rsrs...

TITULO: Fatoração pela colocação de um fator comum em evidencia.

2X+2Y=
R= 2.(X+Y) <--- PELO QUE ENTENDO NESSA BELEZA DE LIVRO, EU ACHO QUE ESSE É O RESULTADO ESCRITO RSRS
----------------------------

x²+xy=
R= x.(x+y)
----------------------------------
EX:
6ax+8ay=
2a.(3x+4y)
---------------------------------------------
a(<--com o 4 em cima do "a")-a³=a²=
a².(a²-a+1)
-----------------------------------
8ab(<--- com o 4 em cima do "a" e com o 5 em cima do "b")-20a³b²-16a²b(tem um 4 em cima do "b")=
4a²b².(2a²b³-5a-4b²)
-------------------------------------------------
a.(a-b)+x.(a-b)=
(a-b).a+x)
--------------------------------------

TITULO: Fatoração por agrupamento

ax+bx+ay+by=
x(a+b)+y(a+b)=
(a+b)(x+y)
---------------------------------------------
mx-nx+2m-2n=
x(m-n)+2(m-n)=
(m-n).(x+2)
--------------------------------------------
a³+a²+a+1=
a².(a+1)+1.(a+1)=
(a+1).(a²+1)
-----------------------------------------------
2ax+bx-10a-5b=
x(2a+b)-5(2a+b)=
(2a+b).(x-5)
-------------------------
3ax+6a+b²x+2b²=
3a(x+2)+b²(x+2)=
(x+2).(3a+b²)
....................................................







Botei os resultados juntos, copiei do livro, eu só queria mesmo uma explicação para saber como é que pode dar esses resultados ou uma explicação de outro exemplos para eu poder entender, não sei se copiei certo obrigada pela atenção. :)
Obrigada pela atenção.
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Re: fatoração de Polinômio fatoração de agrupamento

Mensagempor Cleyson007 » Sex Nov 09, 2012 23:06

Boa noite Sofia!

Primeira dúvida: 2x + 2y --> O 2 é fator comum (Por que ele é fator comum? Porque aparece dos dois lados, antes e depois do sinal de adição).

Obs.: Colocar um número em evidência é jogá-lo para fora do parenteses.

2 (x + y) --> Repare que se efetuar a multiplicação voltaremos ao resultado original (Regra: O 2 multiplica o primeiro termo e depois o segundo.. Primeiro: 2(x) + Segundo: 2(y) --> Logo, 2x+2y) :y:

Segunda dúvida: x² + xy --> Também é fator comum em evidencia.

Repare: x é o fator comum (porque aparece nos dois lados (antes e depois do sinal de adição))

Qual número multiplicado por x resulta em x²? É o proprio x, não é? Logo, x(x) = x²

Qual número mulitiplicado por x resulta em xy? É o próprio y, não é? x.y = xy

Logo, x(x+y) --> x²+xy

Bom, não precisa explicar todas.

Por favor veja nesse link a explicação do desenvolvimento das regras para fatoração: http://br.answers.yahoo.com/question/in ... 329AAqGwvc

Espero ter ajudado :y:

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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?