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Fatoração - esse consegui desenvolver

Fatoração - esse consegui desenvolver

Mensagempor IsadoraLG » Qua Jul 09, 2014 21:47

Nesse caso, só fiquei em dúvida quanto a um passo do exercício:

(UNIFOR) Os números reais a e b, que satifazem a igualdade ({\sqrt[]{3} + 1})^{4} = a + b\sqrt[]{3} , são tais que a - b é igual a:
A)12
B)14
C)15
D)18

{a}^{4}+4{a}^{3}b+6{a}^{2}{b}^{2}+4a{b}^{3}+{b}^{4}

{\sqrt[]{3}}^{4} + {\sqrt[]{3}}^{3} .  1+6 ({\sqrt[]{3}})^{2}+{1}^{2} + 4{\sqrt[]{3}}^{3} . 1 + {1}^{4}

Com estas contas, chegamos a >>> ({\sqrt[]{3}}^{} .  \sqrt[]{3}) :

3 . 3 + 4 . 3\sqrt[]{3}+ 6 . 3 + 4\sqrt[]{3}+1    >>>> >>>> É nessa linha que entra minha dúvida: onde está, o que aconteceu com o {\sqrt[]{3} }^{3} da linha anterior?....
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Re: Fatoração - esse consegui desenvolver

Mensagempor DanielFerreira » Qua Jul 16, 2014 20:41

Isadora, não estou mui certo se entendi sua dúvida, mas...

\\ \sqrt{3^3} = \\\\ \sqrt{3^2 \cdot 3} = \\\\ 3\sqrt{3}


Poderíamos também resolvê-la da seguinte forma:

\\ (\sqrt{3} + 1)^4 = a + b\sqrt{3} \\\\ (\sqrt{3} + 1)^2 \cdot (\sqrt{3} + 1)^2 = a + b\sqrt{3} \\\\ (3 + 2\sqrt{3} + 1) \cdot (3 + 2\sqrt{3} + 1) = a + b\sqrt{3} \\\\ (4 + 2\sqrt{3}) \cdot(4 + 2\sqrt{3}) = a + b\sqrt{3} \\\\ (4 + 2\sqrt{3})^2 = a + b\sqrt{3} \\\\ 16 + 16\sqrt{3} + 12 = a + b\sqrt{3} \\\\ 28 + 16\sqrt{3} = a + b\sqrt{3}

Ora, temos então \boxed{a = 28} e \boxed{b = 16}.

Logo,

\\ a - b = 28 - 16 \\ \boxed{\boxed{a - b = 12}}
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?