por ALPC » Seg Jan 28, 2013 16:32
Olá, enquanto eu resolvia a prova de um concurso público da Prefeitura Municipal de Lavras tive um problema:
Para comprarem uma máquina, três irmãos investiram da seguinte maneira: o primeiro
investiu R$ 6 000,00, o segundo, R$ 1 000,00 e o terceiro, R$ 3 000,00. Depois de alguns
meses, eles resolveram vendê-la e apuraram um lucro de R$ 5 000,00.
Cada irmão recebeu desse lucro, respectivamente,
A) R$ 3 000,00, R$ 500,00, R$ 1 500,00.
B) R$ 2 500,00, R$ 2 000,00, R$ 500,00.
C) R$ 3 500,00, R$ 1 250,00, R$ 250,00.
D) R$ 2 500,00, R$ 1 500,00, R$ 1 000,00.
Minha resolução:




Então deveria ser a alternativa
A (R$ 3 000,00, R$ 500,00, R$ 1 500,00), mas de acordo com o gabarito o certo seria a letra
B (R$ 2 500,00, R$ 2 000,00, R$ 500,00).
Quem está errado, eu ou o gabarito?
Obrigado.
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por Russman » Seg Jan 28, 2013 18:09
A máquina deve ter custado

reais.
Isso significa que o 1° irmão investiu em

( 60%) , o 2° em 10% e o 3° em 30%.
Assim, nada mais justo que cada irmão receba a sua porcentagem de investimento em lucro. Se o lucro foi de

reais então o 1° irmão deve receber 60% desse valor, o 2° 10% e o 3° 30%.
Não sei se é assim que funciona esse esquema do cálculo de porcentagem de lucros..
"Ad astra per aspera."
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por ALPC » Ter Jan 29, 2013 13:59
Oi Russman, eu ainda não estou conseguindo entender.
Se o lucro foi de 5000 reais então o 1° irmão deve receber 60% desse valor, o 2° 10% e o 3° 30%.
60% de 5000 = 3000
10% de 5000 = 500
30% de 5000 = 1500
Cheguei ao mesmo resultado que eu tinha chegado antes usando a regra da sociedade...
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por Russman » Ter Jan 29, 2013 18:41
Pois é, eu resolveria assim. Mas como aparentemente está errado, eu passo. Ou o gabarito pode n estar certo também. Vamos aguardar mais opiniões.
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por replay » Ter Jan 29, 2013 20:40
Eu li um pouco mas acho ser um problema de razão e proporção.
Mas acho que o gabarito está errado *_*...
Algum matematico HELP!!!!
*Edit:
Outra coisa na resposta B: Como um irmão que investe mais.... recebe menos ?????????
Fui pesquisar no google sua prova, parece ser a questão 14 do dia 11/12/2012
Um gabarito da mesma data e com mesmo nome da prova da resposta B.
Como é possível duas respostas distintas?
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por ALPC » Qua Jan 30, 2013 12:19
Oi Replay, parece que eu me confundi, como você disse é uma questão de razão e proporção, ja que não é dito quanto tempo cada um investiu.
De acordo com o PDF que eu tenho dessa prova, essa é a questão de numero 30 e ela foi feita no dia 20/08/2009.
Acho que o gabarito está errado mesmo.
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por replay » Qua Jan 30, 2013 22:06
Acho que há outro modo de resolver.
Seria aplicar 50%(Ja que o lucro foi 50%, logo cada um terá um lucro de 50% sobre oque investiu)
Daria a resposta A.
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por DanielFerreira » Qui Jan 31, 2013 22:39
Boa noite a todos!
ALPC,
como já foi dito, o gabarito está errado. Sua resposta está correta!!
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habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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por replay » Sex Fev 01, 2013 20:10
Se a resposta fosse outra concerteza ia ter briga na familia se fosse aqui... hahahahahahaa...
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sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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