por replay » Qua Nov 21, 2012 11:24
2- Fatore:

Estou tendo pesadas duvidas sobre os passos para se fatorar.
Primeiro sei que preciso pegar termos em comum.
Vejo que o +1 é o termo comum, pelo menos eu acho.
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replay
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por DanielFerreira » Qua Nov 21, 2012 19:07
Replay,boa noite!
Trata-se de um
trinômio quadrado perfeito!
Exemplo I:
Ida.

Exemplo II:
Volta.
replay escreveu:2- Fatore:

Estou tendo pesadas duvidas sobre os passos para se fatorar.
Primeiro sei que preciso pegar termos em comum.
Vejo que o +1 é o termo comum, pelo menos eu acho.
![\\ (a + 1)^2 + 2(a + 1) + 1 = \\\\ \left [ (a + 1) + 1]^2 = \right ] \\\\ (a + 1 + 1)^2 = \\\\ \boxed{\boxed{(a + 2)^2}} \\ (a + 1)^2 + 2(a + 1) + 1 = \\\\ \left [ (a + 1) + 1]^2 = \right ] \\\\ (a + 1 + 1)^2 = \\\\ \boxed{\boxed{(a + 2)^2}}](/latexrender/pictures/f250dc3d5e871bdc399b525a94ae905f.png)
Comente qualquer dúvida!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
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(David S. Jordan)
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por ednaldo1982 » Qua Nov 21, 2012 21:19
replay escreveu:2- Fatore:

Estou tendo pesadas duvidas sobre os passos para se fatorar.
Primeiro sei que preciso pegar termos em comum.
Vejo que o +1 é o termo comum, pelo menos eu acho.
CHAME (a + 1) de X:
Logo você terá:
X² + 2.
X + 1
Para se fatorar na forma do
trinômio quadrado perfeito, você verifica se o dobro do produto das raizes quadradas do primeiro e do terceiro termos é o mesmo valor do termo central.
Neste caso:
Raiz quadrada de X² = X
Raiz quadrada de 1 = 1
Dobro do produto das raizes:
2 .( x . 1) = 2x (que é igual ao termo central [
sem considerar o sinal] )
Portanto: Você teria (X + 1) . (X + 1) ou (X -1) . (X - 1) dependendo do sinal da função dada. Fazendo a distributiva você verifica qual das duas fica de acordo com o enunciado.
Logo, você teria:
(
X + 1)²
Porém, seu
X = (a +1)
Trocando
X por (a+1), temos:
(
a+1 + 1)² = (a + 2)²
Valeu!?
Um abraço, Professor Ednaldo Raposeiro
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por replay » Qui Nov 22, 2012 09:31
Entendi, o problema foi que acabei de estudar Fatoração com agrupamento e me cai que a primeira questão pede Trinomio Quadrado Perfeito, que é um conceito um pouco mais avançado.
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por replay » Seg Dez 10, 2012 17:21
valeu acho que já consegui
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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