por TAE » Ter Mai 22, 2012 21:04
Olá pessoal, tenho uma dúvida quanto ao expoente na fração negativa:
Este está correto:

Este errado:


Por que,

está errado?
Valeu.
“O tolo, quando erra,queixa-se dos outros; o sábio queixa-se de si mesmo.” (Sócrates, 469-399, AC).
-
TAE
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 30
- Registrado em: Ter Mar 20, 2012 20:57
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: TÉC. ELETRÔNICA
- Andamento: formado
por DanielFerreira » Ter Mai 22, 2012 23:12
TAE,
boa noite!!
Sua dúvida:
Por quê

I)

De acordo com a regra de sinais na multiplicação, sinais iguais é sempre positivo.
Observe também, que vc não calculou o quadrado do denominador.
II)
Como o expoente é par, o sinal resultante é positivo!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por TAE » Qua Mai 23, 2012 17:05
Sim, entendi, o correto é pensar na fração como um todo, como você mostrou, se pensar no denominador e no numerador separadamente, acaba se confundindo:

*O fato de eu não ter elevado o 5 ao quadrado foi erro de digitação.
Valeu!!
“O tolo, quando erra,queixa-se dos outros; o sábio queixa-se de si mesmo.” (Sócrates, 469-399, AC).
-
TAE
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 30
- Registrado em: Ter Mar 20, 2012 20:57
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: TÉC. ELETRÔNICA
- Andamento: formado
por DanielFerreira » Qui Mai 24, 2012 11:04
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
Voltar para Álgebra Elementar
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Duvida fácil limites
por mataprendizagem » Dom Ago 20, 2017 20:13
- 1 Respostas
- 4117 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Sex Ago 25, 2017 22:36
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Nível fácil - FCC e UPE
por ingridgusmao » Dom Jun 12, 2011 02:41
- 1 Respostas
- 7437 Exibições
- Última mensagem por nietzsche

Sex Jun 24, 2011 22:54
Conjuntos
-
- Radiciação (fácil)
por TAE » Sex Mai 11, 2012 18:15
- 2 Respostas
- 1381 Exibições
- Última mensagem por TAE

Sáb Mai 12, 2012 16:38
Álgebra Elementar
-
- PARECE FÁCIL - Cálculo de sin(x+y)
por Taah » Dom Mar 28, 2010 13:39
- 6 Respostas
- 4284 Exibições
- Última mensagem por Taah

Seg Mar 29, 2010 16:36
Desafios Difíceis
-
- Progressão Geometrica (Fácil)
por DanielRJ » Sex Out 01, 2010 16:13
- 2 Respostas
- 2679 Exibições
- Última mensagem por DanielRJ

Sex Out 01, 2010 16:44
Progressões
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
Funções
Autor:
Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24
Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.