por Arkanus Darondra » Ter Abr 17, 2012 00:38
O Partenon, construído em Atenas, na Grécia Antiga, exemplifica o estilo e as proporções que se encontram em
quase todos os templos gregos. Do ponto de vista da geometria, sua fachada é retangular (ver figura) e possui
medidas especiais, obtidas da seguinte maneira: toma-se um segmento de comprimento l e divide-se em duas
partes, de tal forma que a razão entre o segmento todo (l) e a parte maior (x) seja igual à razão entre a parte maior e a
parte menor. A parte maior seria a base do retângulo, e a menor, a altura. Assinale a alternativa que indica essa
razão.
R: 
Encontrei uma resolução no wikipédia, porém gostaria de uma explicação para o primeiro passo(...):

(...) e para a contextualização do mesmo para o seguinte trecho do enunciado: "toma-se um segmento de comprimento l e divide-se em duas
partes, de tal forma que a razão entre o segmento todo (l) e a parte maior (x) seja igual à razão entre a parte maior e a
parte menor. A parte maior seria a base do retângulo, e a menor, a altura."
Grato.
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por fraol » Qua Abr 18, 2012 23:46
Boa noite,
Não estou certo que entendi a sua dúvida, mas como o forum serve para discutir, divergir ou convergir quando possível, vamos lá:
A proporção áurea é uma definição.

Nessa fórmula está aplicada a definição: a razão entre o todo (a+b) pela parte maior (a) é igual à razão entre a parte maior (a) pela parte menor (b) . Se duas medidas guardarem essa relação então elas estarão em proporção áurea.
Abç.
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por Arkanus Darondra » Sáb Abr 21, 2012 00:13
Boa Noite.
Perdão. Não expressei minha dúvida claramente. Estava tentando apenas relacionar a e b com os dados do enunciado
Acho que consegui:
Chamando o lado menor de y e o maior de x, temos que, pela fórmula acima, a=x e b=y. Então:

Me corrija se estiver errado.
Outra coisa... Neste caso, como l é dividido ao meio dando origem a x e y, devo considerá-lo como sendo uma espécie de planificação da altura, "juntando" esta com a base em linha reta?
Grato.
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por Russman » Sáb Abr 21, 2012 00:34
A razão áurea é comumente escrita como
![\varphi = \frac{1+\sqrt[]{5}}{2} \varphi = \frac{1+\sqrt[]{5}}{2}](/latexrender/pictures/b95569b387932542d657922b2b2464b3.png)
Porém, devido a sua própria definição, existe a identidade

que qualifica

.
Assim, se vc tomar o inverso de

e somar 1 tera a resposta dada pelo problema.
"Ad astra per aspera."
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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