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Problema

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Mensagempor ginrj » Qua Jun 03, 2009 19:19

Opa, encontrei um exercicio muito bom, foi da CPCAr 2007, me chamou bastante atenção mais nao consegui chegar a uma resposta concreta

Um trem percorre certa DIstância, com velocidade constante.
Se a velocidade aumentasse 20km por hora, ele levaria 3 horas
a menos, e, se diminuísse 20 km por hora, ele precisaria de
5 horas a mais. A distância percorrida é um número
cuja soma dos algarismos é

a)3
b)5
c)6
d)7


ao meu ver a velocidade constante seria x, o tempo percorrido seria y e a distancia z
sofrendo alteração de 20 km para +, seria x+20km , e o tempo y-3horas e a distancia a mesma z
depois x-20km, y+5horas, tempo=z

a resposta correta é a letra A, mais nao consegui chegar a tal número, nao sei se meu raciocinio esta correto ou se estou errando na hora de executar os calculos
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ginrj
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Re: Problema

Mensagempor admin » Qua Jun 03, 2009 21:23

Olá ginrj!

A sua interpretação do enunciado está de acordo, talvez a dificuldade tenha sido em fazer as contas.
Em meu comentário vou adotar nomes de variáveis mais significativos, OK?
Como você bem notou, são 3 variáveis. E adicionalmente veja que podemos escrever 3 equações com os dados, veja:

\left\{
\begin{array}{l}
V = \frac{\Delta S}{\Delta t} \\ \\
V+20 = \frac{\Delta S}{\Delta t - 3} \\ \\
V-20 = \frac{\Delta S}{\Delta t + 5} \\ \\
\end{array}
\right.

Como o espaço percorrido é o mesmo, convém reescrever assim:
\left\{
\begin{array}{l}
\Delta S = V \Delta t \\ \\
\Delta S = \left( V+20 \right) \cdot \left( \Delta t - 3 \right) \\ \\
\Delta S = \left( V-20 \right) \cdot \left( \Delta t + 5 \right) \\ \\
\end{array}
\right.


Ou ainda:
V \Delta t
= \left( V+20 \right) \cdot \left( \Delta t - 3 \right)
= \left( V-20 \right) \cdot \left( \Delta t + 5 \right)

Faça a distributiva:
V \Delta t
= V\Delta t - 3V + 20\Delta t - 60
= V\Delta t + 5V - 20 \Delta t - 100


Agora a dica...
Note que para manter a igualdade, estas parcelas destacadas devem ser nulas somadas:

V \Delta t
= V\Delta t \underbrace{- 3V + 20\Delta t - 60}_{=0}
= V\Delta t + \underbrace{5V - 20 \Delta t - 100}_{=0}


Desta conclusão, você pode extrair apenas as duas equações em destaque e resolver este sistema com duas equações e as duas incógnitas V e \Delta t.
Após calcular estes valores, poderá obter \Delta S e finalizar o exercício.

Para você conferir as contas:
\Delta S = 1200 km


Bons estudos!
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Re: Problema

Mensagempor ginrj » Qui Jun 04, 2009 16:58

opaa, valeuu pela ajuda ^^, eu estava com dificuldade nas contas mesmo, agora ficou mais claro, valeuu :-D
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Re: Problema

Mensagempor Cleyson007 » Dom Jun 07, 2009 11:48

Olá Fabio Sousa e Ginrj!

Estava analisando o exercício proposto (e por sinal, achei muito interessante)!

Desenvolvi os cálculos até chegar na equação: Vt+20t-3V-60=Vt-20t+5V-100

Fabio Sousa, sua dica foi perfeita (estava fazendo muitos cálculos sem perceber que "o pulo do gato" está em igualar a 0 as duas partes da igualdade, a fim de manter a igualdade verdadeira). :-O

Parabéns pela explicação e resolução!

Um forte abraço.

Até mais.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?