por ginrj » Qua Jun 03, 2009 19:19
Opa, encontrei um exercicio muito bom, foi da CPCAr 2007, me chamou bastante atenção mais nao consegui chegar a uma resposta concreta
Um trem percorre certa DIstância, com velocidade constante.
Se a velocidade aumentasse 20km por hora, ele levaria 3 horas
a menos, e, se diminuísse 20 km por hora, ele precisaria de
5 horas a mais. A distância percorrida é um número
cuja soma dos algarismos é
a)3
b)5
c)6
d)7
ao meu ver a velocidade constante seria x, o tempo percorrido seria y e a distancia z
sofrendo alteração de 20 km para +, seria x+20km , e o tempo y-3horas e a distancia a mesma z
depois x-20km, y+5horas, tempo=z
a resposta correta é a letra A, mais nao consegui chegar a tal número, nao sei se meu raciocinio esta correto ou se estou errando na hora de executar os calculos
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ginrj
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por admin » Qua Jun 03, 2009 21:23
Olá
ginrj!
A sua interpretação do enunciado está de acordo, talvez a dificuldade tenha sido em fazer as contas.
Em meu comentário vou adotar nomes de variáveis mais significativos, OK?
Como você bem notou, são 3 variáveis. E adicionalmente veja que podemos escrever 3 equações com os dados, veja:

Como o espaço percorrido é o mesmo, convém reescrever assim:

Ou ainda:

Faça a distributiva:

Agora a dica...
Note que para manter a igualdade, estas parcelas destacadas devem ser nulas somadas:

Desta conclusão, você pode extrair apenas as duas equações em destaque e resolver este sistema com duas equações e as duas incógnitas

e

.
Após calcular estes valores, poderá obter

e finalizar o exercício.
Para você conferir as contas:

Bons estudos!
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por ginrj » Qui Jun 04, 2009 16:58
opaa, valeuu pela ajuda ^^, eu estava com dificuldade nas contas mesmo, agora ficou mais claro, valeuu

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por Cleyson007 » Dom Jun 07, 2009 11:48
Olá Fabio Sousa e Ginrj!
Estava analisando o exercício proposto (e por sinal, achei muito interessante)!
Desenvolvi os cálculos até chegar na equação:

Fabio Sousa, sua dica foi perfeita (estava fazendo muitos cálculos sem perceber que "o pulo do gato" está em igualar a

as duas partes da igualdade, a fim de manter a igualdade verdadeira).
Parabéns pela explicação e resolução!
Um forte abraço.
Até mais.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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