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Algebra - Fatoração

Algebra - Fatoração

Mensagempor joserd » Dom Jan 29, 2012 23:19

Se a+b+c=0 então \left(\frac{a-b}{c}+\frac{b-c}{a}+\frac{c-a}{b} \right)*\left(\frac{c}{a-b}+\frac{a}{b-c}+\frac{b}{c-a} \right).
Sei que terei que fazer a+b=-c e usar fatoração por termo comum. Me ajudem.

Será que se utilizar (a+b+c)^3 ajuda?
A resposta é 9
joserd
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Re: Algebra - Fatoração

Mensagempor joserd » Qua Fev 01, 2012 16:39

Ja cheguei até aqui
\frac{{a}^{2}\left(b-c)+a({c}^{2} -{b}^{2}\right)+{b}^{2}c-b{c}^{2}}{abc}
joserd
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Re: Algebra - Fatoração

Mensagempor fraol » Qua Fev 01, 2012 17:14

joserd,

Quanto a usar (a+b+c)^3 , parece que não resolve pois também vale 0.

No ponto que você chegou, para dar 9, teremos que fatorar o numerador de forma a torná-lo igual a 9abc e também parece que não é o caso.

(vou tentar o desenvolvimento da expressão original, à noite, quando chegar em casa).

Você confirma o enunciado, não há mais informação?

E, ainda, poderia postar aqui o que já fez?
fraol
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Re: Algebra - Fatoração

Mensagempor joserd » Qua Fev 01, 2012 22:41

O enunciado é esse mesmo.
Postarei em breve o que já fiz
Abraços
joserd
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Re: Algebra - Fatoração

Mensagempor LuizAquino » Qui Fev 02, 2012 17:20

joserd escreveu:Se a+b+c=0 então \left(\frac{a-b}{c}+\frac{b-c}{a}+\frac{c-a}{b} \right)\left(\frac{c}{a-b}+\frac{a}{b-c}+\frac{b}{c-a} \right).


Desenvolvendo cada fator, obtemos que:

\frac{a-b}{c}+\frac{b-c}{a}+\frac{c-a}{b} = \frac{a^2b - ab^2 + ac^2 - a^2c + b^2c - bc^2}{abc}

\frac{c}{a-b}+\frac{a}{b-c}+\frac{b}{c-a} = \frac{-\left(a^3 + b^3 + c^3\right) - 3abc + a^2b + ab^2 + b^2c + bc^2 + a^2c + ac^2}{-a^2b + ab^2 - ac^2 + a^2c - b^2c + bc^2}

Note que o numerador do primeiro fator é simétrico ao denominador do segundo fator. Desse modo, ao efetuar a multiplicação ficamos apenas com:

-\frac{-\left(a^3 + b^3 + c^3\right) - 3abc + a^2b + ab^2 + b^2c + bc^2 + a^2c + ac^2}{abc}

Por hipótese, temos que a + b + c = 0.

Multiplicando essa equação por ab, obtemos que:

a^2b + ab^2 = -abc

Já se multiplicarmos por bc, obtemos que:

b^2c + bc^2 = -abc

Por fim, se multiplicarmos por ac, obtemos que:

a^2c + ac^2 = -abc

Somando-se essas três relações, obtemos que:

a^2b + ab^2 + b^2c + bc^2 + a^2c + ac^2 = -3abc

Usando essa informação, podemos reescrever o resultado da multiplicação que encontramos anteriormente:

-\frac{-\left(a^3 + b^3 + c^3\right) - 6abc}{abc}

Usando novamente a hipótese, podemos afirmar que (a+b+c)^3 = 0 . Desenvolvendo essa equação, obtemos que:

a^3  + c^3 + b^3 + 6abc + 3\left(a^2b + ab^2 + b^2c + bc^2 + a^2c + ac^2\right) = 0

a^3  + c^3 + b^3 + 6abc + 3\left(-3abc\right) = 0

-9abc = -\left(a^3  + c^3 + b^3\right) - 6abc

Usando essa informação, podemos reescrever o resultado da multiplicação que encontramos anteriormente:

-\frac{-9abc}{abc}

Realizando as simplificações, obtemos por fim o valor 9.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?